Sim, existe uma forma correta de cancelar planos. Cientistas explicam
Eis os resultados de um estudo feito nos Estados Unidos.

© Shutterstock

Lifestyle Relações
Cancelar planos com amigos ou família nunca é fácil, no entanto, um novo estudo, feito na Universidade de Michigan State, Estados Unidos, diz que existe uma forma correta de o fazer e que não 'magoa' ninguém. É muito simples, explicam, só precisa de ser honesto.
É que, graças a esta investigação, descobriu-se que "a maioria das pessoas não se importa se precisar cancelar - elas não se sentem particularmente mal e entendem que as coisas acontecem”, disse William Chopik, autor principal do estudo, citado no Huffpost, agregador de blogues.
Leia Também: As queixas mais comuns de quem partilha casa
Além disso, os cientistas dizem que explicações complexas e muitos pedidos de desculpa não são necessários. "No geral, as pessoas querem apenas um aviso prévio e uma simples chamada ou mensagem chegam", acrescenta.
As conclusões resultam de uma análise que envolveu um questionário respondido por mais de 1.100 indivíduos. Responderam a perguntas sobre como prefeririam que alguém cancele planos, as emoções negativas que sentem quando alguém os rejeita, assim como os seus critérios para distinguir entre motivos 'bons' e 'maus'.
80% dos indivíduos analisados disseram que cancelar planos não afetaria a sua amizade e a maioria relatou níveis baixos de tristeza, nestes momentos, que foram mais altos quando um amigo próximo cancelava.
Além disso, a maioria disse que ficaria irritada se soubesse que o motivo era uma mentira e, muitos outros, ficavam irritados quando alguém cancela em cima da hora
Já na lista sobre o que não deve mesmo dizer incluem-se coisas como explicar que se "tem uma oferta melhor ou dar um motivo que acaba por não ser verdade.”
"A menos que o motivo do cancelamento seja particularmente repugnante e prejudique os sentimentos dos seus amigos, ser honesto e fazer isso com antecedência como cortesia é uma algo inteligente", concluiu o autor.
Leia Também: O que leva as pessoas a fazer 'flirt'? Um psicólogo responde
Comentários
Regras de conduta dos comentários