Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Há quem use limão para clarear as axilas. Resulta?

A tendência surgiu no TikTok.

Há quem use limão para clarear as axilas. Resulta?
Notícias ao Minuto

21:53 - 07/02/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Cuidados de pele

Novas tendências de beleza e bem-estar surgem (quase) todos os dias no TikTok. Ultimamente, muitos utilizadores começaram a aplicar limão, nas axilas, com o objetivo de as conseguir clarear. Para entender se isto é, ou não, eficaz a revista Self consultou um dermatologista. 

Cada um tem a sua interpretação da técnica. Alguns cortam os limões ao meio, esfregam diretamente nas axilas e deixam que o sumo seja absorvido pela pele.

Já outros misturam o sumo da fruta com bicarbonato de sódio ou utilizam uma lima, em vez de um limão, com o mesmo objetivo, explica a revista. 

Leia Também: Água de Monchique em spray? Sim, existe e faz bem à pele

Segundo Geeta Yadav, dermatologista, o truque pode resultar, clarear as axilas e até iluminá-las, "graças ao ácido cítrico, um alfa-hidroxiácido natural encontrado nos limões". Além disso, a sua acidez também ajuda a acabar com odores corporais desagradáveis, explica. "Os limões podem diminuir temporariamente o odor nas axilas, e o ácido cítrico pode matar bactérias causadoras de odor", acrescenta. 

Antes de experimentar o truque é importante ter em conta algumas coisas. A fruta é muito ácida e "usar limão puro na pele - especialmente numa área que muitos tendem a depilar - provavelmente causará sensibilidade e irritação", disse. Alguns tons de pele reagem a irritação com inflamação o que leva a hiperpigmentação, ou seja, o efeito oposto ao desejado. 

Existe também "um risco único relacionado com o contacto do sumo cítrico com a pele e ao sol, conhecido como fitofotodermatite". É que, alguns compostos do sumo tornam a pele mais sensível, mas também "reativa aos danos causados pelo sol, deixando bolhas e erupções cutâneas". Se experimentar tenha tudo isto em conta. 

Como alternativa, e com menos efeitos secundários, a especialista recomenda que "use fórmulas projetadas especificamente para uso na pele, [como] 'peelings' químicos, 'micro-needling' profissional ou terapia a laser também podem ajudar". 

Leia Também: Cinco erros que muitos cometem ao lavar a cara. É o seu caso?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório