Dorme poucas horas? Cuidado, pode ficar mais agressivo
Veja o que diz o estudo publicado na revista Biological Psychology.

© Shutterstock

Lifestyle Sono
De acordo com um estudo publicado na revista Biological Psychology, a falta de sono pode levar a comportamentos mais agressivos. A investigação analisou imagens cerebrais e mostrou que existia uma atividade reduzida no córtex pré-frontal e um aumento de atividade noutras zonas.
"Como o sono desempenha um papel importante na saúde física e mental dos indivíduos, pensámos descobrir a relação causal e os mecanismos entre a qualidade do sono e o comportamento agressivo, a fim de aumentar a conscientização pública sobre a importância do sono", explica Xu Lei, um dos autores do estudo e diretor Sleep and NeuroImage Center.
Leia Também: Chá, óleo de lavanda e muito mais. 'Chame' o sono com estes truques
A investigação foi feita a 450 pessoas entre os 16 e os 26 anos. Foram recolhidos dados ao longo de dois anos. Os participantes foram sempre submetidos a uma ressonância magnética para medir a atividade cerebral.
"Alguns investigadores sugeriram que altos níveis de comportamento agressivo também podem contribuir para um mau sono, mas as nossas descobertas não vão nesse sentido", continua.
"Os efeitos fisiológicos do comportamento agressivo são temporários, o que deve ser examinado em estudos futuros."
Desta forma, consideram que boas noites de sono são fundamentais. "O sono é extremamente importante para os humanos. Uma má noite de sono pode aumentar a hostilidade nos indivíduos, prejudicar os relacionamentos interpessoais e ter consequências negativas para as interações."
Os investigadores acreditam que poucas horas de sono levam as pessoas a interpretar o comportamento dos outros de forma agressiva.
Leia Também: Acorda a meio da noite e não consegue voltar a dormir? Eis o que fazer
Comentários
Regras de conduta dos comentários