Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Adicionar 'isto' ao café pode ter um efeito anti-inflamatório

É a conclusão de um estudo feito, na Universidade de Copenhaga, na Dinamarca.

Adicionar 'isto' ao café pode ter um efeito anti-inflamatório
Notícias ao Minuto

17:30 - 30/01/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

É possível que algo muito simples, como uma chávena de café com leite, tenha um efeito anti-inflamatório, em humanos, diz uma equipa da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca.

Aliás, no estudo, os investigadores sugerem que a combinação da proteína do leite, com os antioxidantes do café, torna as células imunitárias duas vezes mais eficazes no combate à inflamação. 

Leia Também: Atenção, dietas ricas em gordura levam à inflamação precoce do cérebro

Além disto, a investigação, publicada na Journal of Agricultural and Food Chemistry, revista científica, explica que os grãos de café são ricos em antioxidantes naturais, chamados polifenóis, importantes para os seres humanos. Graças a estas características, o café ajuda a reduzir o stress oxidativo que dá origem à inflamação, dizem. 

Então, com o objetivo de estudar os efeitos de combinar estes polifenóis, com proteínas, a equipa administrou inflamação artificial em células do sistema imunitário. Algumas receberam várias doses de polifenóis que reagiram com um aminoácido, outras só receberam polifenóis, já no grupo de controlo nada foi administrado. 

Leia Também: Alimentos anti-inflamatórios ideais para quem tem um orçamento limitado

Com esta experiência foi possível concluir que as "células tratadas com a combinação de polifenóis e aminoácidos foram duas vezes mais eficazes no combate à inflamação", explicam os investigadores, citados pelo jornal The Independent. 

Segundo os investigadores, a relação não se comprovou apenas ao juntar café e leite, mas também outras combinações semelhantes. "Imagino que algo semelhante aconteça, por exemplo, num prato de carne com legumes ou num batido, se adicionar alguma proteína como leite ou iogurte", explica Marianne Nissen Lund, líder do estudo. 

“"Agora vamos investigar mais, inicialmente em animais. Depois, esperamos receber financiamento que nos permita estudar o efeito em humanos", acrescenta. 

Leia Também: Evitar que o café manche os dentes é fácil. Siga estes truques

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório