Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Risco de segundo tumor no intestino pode ser menor nestes casos

Investigadores do Reino Unido fizeram importantes descobertas que podem ajudar na eliminação total das células cancerígenas no intestino.

Risco de segundo tumor no intestino pode ser menor nestes casos
Notícias ao Minuto

18:15 - 24/01/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Doenças oncológicos

Cientistas do Reino Unido propõem que indivíduos diagnosticados com cancro de intestino sejam submetidos a sessões de quimioterapia antes de realizarem a cirurgia para retirarem o tumor.

Leia Também: O "1.º e mais percetível" sintoma de cancro colorretal. Não desvalorize

"O simples ato de antecipar a quimioterapia, realizando-a antes e não depois da cirurgia, produz alguns resultados notáveis", defende o professor Matthew Seymour, um dos autores do estudo. O estudo, publicado no Journal of Clinical Oncology, mostra que essa mudança na estratégia de tratamento destes doentes pode reduzir em cerca de 28% o risco de a doença voltar a manifestar-se nos dois anos seguintes. 

Para chegarem a esta conclusão, cientistas das universidades de Birmingham e de Leeds, ambas em território britânico, analisaram dados de 1.053 doentes com cancro de intestino de 85 hospitais no Reino Unido, Dinamarca e Suécia.

Os participantes foram divididos em dois grupos. O primeiro, com 699 pessoas, foi submetido a seis semanas de quimioterapia antes de realizar a cirurgia. Seguiram-se mais 18 semanas de quimioterapia. O segundo grupo recebeu o tratamento padrão para o cancro do intestino: primeiro a cirurgia e depois 24 semanas de quimioterapia. 

Leia Também: Ver para crer. Este é um sintoma de cancro do intestino em 89% dos casos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório