Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Covid-19. É possível que a infeção cause hemorragias cerebrais em fetos

É a conclusão de um estudo feito no Reino Unido.

Covid-19. É possível que a infeção cause hemorragias cerebrais em fetos
Notícias ao Minuto

08:23 - 23/01/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

A lista de efeitos negativos da Covid-19 continua a aumentar. Segundo um novo estudo, feito no Reino Unido, foi possível encontrar o vírus no tecido cerebral fetal, em casos de grávidas que transmitem a infeção para os filhos. 

Para o estudo, publicado na revista científica Brain, os investigadores analisaram 661 amostras de tecido fetal humano, recolhidas entre julho de 2020 e abril de 2022. Entre as analisadas, 26 mostravam evidências de hemorragias cerebrais, em todas o vírus estava presente. 

Leia Também: Covid longa. Maioria dos sintomas em casos leves desaparece num ano

"Apesar de ocasionalmente ocorrerem hemorragias em cérebros em desenvolvimento, é extremamente incomum que haja tantos casos num período de 21 meses", diz Katie Long, investigadora da King's College London, no Reino Unido, ao 'website' Science Alert. 

“Agora é de extrema importância acompanharmos as crianças que foram expostas ao coronavírus no período pré-natal, para que possamos estabelecer se há algum efeito duradouro no desenvolvimento neurológico", acrescenta. 

Graças ao estudo, descobriu-se ainda que estes danos nos tecidos estão relacionados com uma redução na integridade dos vasos sanguíneos e um aumento nas células imunológicas. Algo que é um resultado direto da infeção ou um resultado indireto da resposta imunitária da mãe.

Como o vírus foi encontrado nos tecidos do feto, é possível assumir que as infeções foram transmitidas pelas suas mães. Agora, "se a hemorragia foi consequência direta da Covid da mãe ou da infeção do feto - ou se a relação envolve algum fator desconhecido - não está claro", explicam os investigadores, acrescentando que a relação é forte o suficiente para ser uma preocupação.

Além disso, a maioria das amostras, com sinais de hemorragia, eram do final do primeiro e início do segundo trimestre de gestação, sugerindo que o cérebro fetal talvez seja afetado nas fases iniciais e essenciais do desenvolvimento.

Leia Também: Descoberta nova variante da Covid. Chama-se Orthrus e manifesta-se assim

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório