Vários utensílios de beleza podem não ter descrito um prazo de validade, mas isso não quer dizer que sejam vitalícios. É o caso das esponjas de maquilhagem. O uso ao longo de vários meses até pode trazer algumas consequências para a pele, por exemplo.
"Passam-se meses ou anos e não tem ideia como reconhecer se um destes materiais precisa ser trocado", explica a Dawn Gilliam, fundadora da Date My Make-Up, uma marca de saúde e beleza, ao 'website' da produtora ShondaLand.
Leia Também: Use este objeto (muito comum) para remover a maquilhagem com brilhantes
Se os produtos não forem limpos em condições podem fazer com que bactérias e germes causem irritações na pele ou algum tipo de infeção. O ideal é sempre lavar os materiais após cada utilização e perceber se ainda estão em condições de ser guardados e usados mais tarde.
Sobre as esponjas de maquilhagem, Dawn Gilliam revela que devem ser substituídas entre um a três meses. "Garanta sempre que são limpas a cada uso que as guarda bem secas."
Se estiverem rasgadas e com manchas estranhas, é altura de as trocar por novas. Explica que já existem no mercado soluções mais ecológicas, à base de plantas e biodegradáveis. Mesmo essas devem ser trocadas com regularidade.
Leia Também: Os vilões mais icónicos da Disney têm uma coleção de maquilhagem só deles