Bebe a quantidade de água recomendada todos os dias? Atenção que um novo estudo revela que a falta de hidratação pode levar a várias doenças. A investigação do National Institutes of Health, dos Estados Unidos, revelou que existe um maior risco de aparecimento de doenças crónicas e de envelhecimento precoce em pessoas que não bebem água suficiente.
O estudo foi feito com dados recolhidos ao longo de 25 anos e analisou mais de 11 mil adultos. A investigação teve por base os níveis de sódio no sangue dos vários participantes. Quem apresentou valores mais elevados envelheceu mais rapidamente do que bem apresentou níveis mais baixos.
Leia Também: Beber demasiada água pode trazer problemas. Conheça os sinais
Estes valores mais elevados de sódio estavam associados a tensão alta, colesterol e açúcar no sangue elevados. Outro tipo de doenças apareceram em pessoas com níveis de concentração de sódio no sangue elevadas. É o caso de insuficiência cardíaca, AVC, doenças pulmonares crónicas, diabetes e até demência.
"O risco de desenvolver estas doenças aumenta à medida que envelhecemos e acumulamos danos em vários tecidos do corpo", explica à estação de televisão NBC News Natalia Dmitrieva, uma das autoras do estudo.
"Estes e outros estudos indicam que uma hidratação consistente e a adoção de um estilo de vida saudável pode retardar ainda mais o processo de envelhecimento", continua.
Leia Também: Evitar beber café causa sintomas de abstinência? Especialistas respondem