Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

Evitar beber café causa sintomas de abstinência? Especialistas respondem

Quando deixam de ingerir cafeína, muitas pessoas ficam mais irritáveis, com dores de cabeça e dificuldade de concentração

Evitar beber café causa sintomas de abstinência? Especialistas respondem
Notícias ao Minuto

14:38 - 02/01/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Reduzir a ingestão de cafeína é uma resolução de ano novo muito comum. É, no entanto, provável que não seja tão benéfico como pensa, diz o jornal DailyMail, que falou com vários especialistas sobre os sintomas de abstinência que isto causa. 

Entre os mais comuns estão dores de cabeça, dificuldades de concentração e irritabilidade. Felizmente, os especialistas falaram sobre todos e explicaram o que, realmente, os causa. 

Leia Também: Dois cafés por dia duplicam risco de doença em hipertensos

Dores de cabeça 

Ao jornal, a professora Barbara Sahakian, neurocientista da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, explica que a cafeína contrai os vasos sanguíneos do cérebro algo que, com o tempo, se torna normal para este órgão.

Ao criar esta habituação, se não beber a mesmas quantidades é provável "os vasos sanguíneos relaxem e uma quantidade inesperada de sangue chegue ao cérebro, causando dores de cabeça".

"Normalmente, os sintomas começam 12 a 24 horas após a interrupção da ingestão de cafeína e atingem o pico em um ou dois dias, mas podem persistir por muito mais tempo", acrescenta. 

Fadiga 

Também é normal que sem o café matinal sinta mais sono durante o dia. É que a cafeína encaixa-se nos recetores de adenosina, químico responsável pela sensação de fadiga, bloqueando esta substância química e fazendo com que se sinta mais acordado.

Quando o efeito passa é normal que fique mais cansado. Isto é um efeito normal, e mais grave, em pessoas que bebem chá e café diariamente. 

Leia Também: Beber café antes ir às compras pode levá-lo a gastar mais dinheiro

Irritabilidade

O café também melhora o humor, ao estimular a libertação de dopamina e norepinefrina, neurotransmissores responsáveis pela boa disposição no geral. Quando está habituado e não ingere cafeína isto acontece a um ritmo mais lento o que representa uma queda no humor e níveis de energia. 

Dificuldade de concentração

Segundo um estudo, feito nos Estados Unidos, e citado pelo jornal, a cafeína pode melhorar as capacidades de resolução de problemas. Isto porque a cafeína afeta substâncias químicas do cérebro vitais para a aprendizagem e memória. Quando o efeito começa a desaparecer o processo volta à velocidade natural tornando-se mais lento. 

Náuseas

Café também tem efeitos no sistema digestivo. Não é incomum sentir sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo náuseas e sensação de enjoo, ao parar de beber café, de acordo com outro estudo, feito nos Estados Unidos, em 2004. 

Além disso, quando o corpo está muito habituado à cafeína, a cessão pode afetar a regularidade com que faz o 'número dois'. 

Leia Também: Entornou café na camisa? 'Tempere' com sal e veja o resultado

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório