O final de dezembro traz consigo o final de mais um ano, época escolhida por muitos para parar, olhar para trás e relembrar o que foi feito. Ainda assim, o ano novo é, acima de tudo, encarado por muitas pessoas como uma oportunidade de começar do zero, estabelecer novas metas e incluir novos hábitos na lista de desejos que nos façam sorrir.
Sorrir será 'o melhor remédio' no próximo ano, mas há que o garantir saudável. Assim, para que o sorriso não seja esquecido no próximo ano, a Impress facilita o processo de definição de metas e hábitos para 2023 e sugere cinco resoluções que podem ajudar a melhorar a saúde oral:
Leia Também: Cuidados que os diabéticos devem ter com a sua saúde oral
1- Alinhar o sorriso
"Ter o sorriso desalinhado não é apenas uma questão estética e pode causar diversos problemas como dores de cabeça e coluna, mau hálito e até doenças respiratórias. Para evitar todos estes problemas, em 2023 poderão ser realizados tratamentos de alinhamento de modo a tornar o sorriso mais harmonioso e a melhorar a autoestima. A ortodontia invisível poderá ser o caminho para alinhar o sorriso de forma mais discreta e prática."
2- Higienização frequente
"O primeiro passo para ter uma boa saúde oral é fazer frequente e eficazmente a higienização da boca. Assim, além da habitual escovagem e uso de fio dentário, é ainda recomendável realizar limpezas orais, pelo menos duas vezes por ano."
3- Promover práticas de bem-estar para combater o stress
"O stress, ansiedade e até distúrbios do sono causados pela vida agitada que a maior parte das pessoas leva hoje podem provocar o ranger dos dentes, o que provoca o desgaste dos mesmos. Neste sentido, procurar adotar práticas que promovam o bem-estar e relaxamento, nomeadamente, começar a praticar algum desporto, yoga, meditação, etc., terão ainda uma influência positiva no sorriso."
Leia também: Andamos todos a escovar mal os dentes. É assim que se faz
4- Manter uma alimentação saudável
"Uma dieta saudável é determinante para manter uma boa saúde oral. Alimentos como frutas, vegetais e lacticínios fortalecem os dentes e têm a capacidade de combater possíveis bactérias. Por sua vez, frutas e vegetais crus, como maçãs e cenouras ajudam ainda a limpar a placa bacteriana refrescando o hálito. Por outro lado, e não esquecendo que a hidratação é essencial à vida humana, deverá ser evitado o consumo de refrigerantes, sendo privilegiado o consumo frequente de água."
5- Visitar o dentista com regularidade
"Visitas regulares ao dentista são uma resolução fundamental para o bem-estar da saúde oral, já que os exames e check-up regulares permitirão monitorizar e resolver problemas antes que os mesmos ganhem proporções graves."
Leia também: Os nove erros mais comuns que cometemos quando lavamos os dentes