Se sente cãibras nas pernas depois de caminhar ou até, simplesmente, após executar tarefas simples, pode estar a sofrer de colesterol elevado. Esta sensação deve-se ao endurecimento das artérias.
Segundo especialistas da Cleveland Clinic, situada no estado de Ohio, nos Estados Unidos, citados pelo Daily Express, cãibras são o primeiro sinal perceptível de a doença arterial periférica intestinal (DAP). A DAP consiste na "obstrução progressiva das artérias, mais frequentemente dos membros inferiores", sintetiza o Hospital da Luz.
Leia Também: Alimentos que provavelmente tem em casa e ajudam a desintoxicar o fígado
Esta condição "é responsável pela maioria dos eventos cardíacos (enfarte agudo do miocárdio) e cerebrovasculares (AVC ou acidente vascular cerebral)". Para além de cãibras, a DAP pode provocar feridas nos membros inferiores que não cicatrizam e, entre outros sintomas, vermelhidão e dor.
Recorde-se que o colesterol é uma gordura que o nosso organismo produz e que circula no sangue. No entanto, quando está em excesso é um fatores de risco para a ocorrência problemas cardiovasculares, como enfarte do miocárdio ou acidente vascular cerebral.
Leia também: 'Inimigo silencioso'. Jamais desvalorize estes sintomas nas idas ao WC
Existem dois tipos: o HDL (o 'bom') e o LDL (o 'mau'). O 'bom' colesterol é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o 'mau' colesterol transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado.
Ainda assim, é possível tratar e controlar o colesterol, através de uma dieta alimentar saudável e equilibrada, prática de exercício físico regular e da toma de fármacos específicos.
Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:
Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher
Leia também: Faça frente à gordura visceral com este alimento comum no seu frigorífico