Batatas assadas são um elemento imprescindível dos assados em Portugal (e não só). Por isso, é importante fazê-las com muito cuidado e utilizando os truques que Jeff Baker, chef profissional, partilhou com o Metro, jornal britânico.
Leia Também: Formas originais de usar batatas em casa (e que não envolvem a cozinha)
Primeiro é importante escolher o tipo de batatas certo. A seguir, é necessário estar atento, segundo o chef, às quantidades de azeite que se utiliza.
Toda a gente aprecia "uma batata assada crocante, mas é muito fácil estragar tudo", acrescenta. Por exemplo, se as "afogar em azeite, elas vão queimar, por fora, e ficar mal cozidas, por dentro".
Além disto, o chef recomenda cozer as batatas, ligeiramente, antes de assar para obter melhores resultados. Se as cozer, coloque-as numa panela ou peneira e agite-as bem, assim vai criar nódulos que vão ser crocantes quando forem assados.
Quando chegar a hora de fazer o assado, o chef aconselha que as coloque no forno a 200ºC e durante, pelo menos, 30 minutos. Vá espreitando as batatas e agite-as, regularmente, para ficarem mais crocantes.
Leia Também: Com este truque vai conseguir descascar os ovos cozidos em segundos