Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Fazer este tipo de exercício diminui as hipóteses do cancro se espalhar

A conclusão é de um novo estudo publicado na revista Cancer Research.

Fazer este tipo de exercício diminui as hipóteses do cancro se espalhar
Notícias ao Minuto

10:48 - 26/12/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Exercício físico

Controlar o cancro e evitar que se espalhe para outros órgãos do corpo pode ser conseguido através do exercício físico. A conclusão é de um estudo publicado na revista científica Cancer Research. Revela que há um tipo de exercício que pode fazer para evitar que tal aconteça.

A investigação refere que é nos exercícios aeróbicos que pode estar a solução. Neste tipo de prática, é o "oxigénio que estimula o funcionamento do sistema cardiorrespiratório e vascular, e é utilizado para processar energia para os músculos", explica o 'website' Atlas da Saúde.

Alguns exemplos passam por caminhar, andar de bicicleta, fazer 'jogging' ou nadar. O estudo foi feito pela Universidade de Tel Aviv, em Israel, e teve em conta dados de mais de 2.700 homens e mulheres entre os 25 e os 64 anos.

Leia Também: Cancro do pulmão. Mesmo os não fumadores devem fazer o rastreio

"Devido aos exercícios – particularmente exercícios intensos – células saudáveis ​​são ativadas para exigir mais glicose e outros nutrientes necessários tanto para células saudáveis ​​quanto para células cancerígenas", explica o médico Rand McClain.

"O resultado é que o crescimento do cancro, particularmente das células que formam metástases, é prejudicado ou impedido substancialmente", continua.

Refere ainda que “o exercício parece prevenir o desenvolvimento e crescimento do cancro ao estimular células saudáveis ​​'exercitadas' a competir contra as células cancerígenas por energia e nutrientes necessários para a sobrevivência".

Explica ainda que qualquer que seja a forma de exercício, se for feita entre 20 a 30 minutos por dia, já traz alguns benefícios.

Leia Também: O alimento fácil de encontrar que ajuda a reduzir o risco de cancro

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório