Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Fígado gordo pode ter efeitos negativos no cérebro, dizem investigadores

É a conclusão de um novo estudo, onde se analisou a ligação entre a esteatose hepática não alcoólica, doença também conhecida como fígado gordo, e a disfunção cerebral.

Fígado gordo pode ter efeitos negativos no cérebro, dizem investigadores
Notícias ao Minuto

08:39 - 23/12/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Graças aos cientistas do Instituto de Hepatologia Roger Williams, no Reino Unido, foi possível encontrar uma relação entre a esteatose hepática não alcoólica, doença também conhecida como fígado gordo, e a disfunção cerebral. 

Aliás, mais concretamente, os investigadores descobriram que a "acumulação de gordura no fígado causa uma diminuição de oxigénio no cérebro e inflamação do tecido cerebral - ambos fatores que levam ao aparecimento de doenças cerebrais graves", lê-se em comunicado. 

Leia Também: Medicamento usado para tratar doença no fígado pode prevenir Covid-19

A investigação, publicada na Journal of Hepatology, uma revista científica, envolveu uma experiência com ratos que foram alimentos com duas dietas diferentes. Metade dos animais consumiu uma dieta com não mais que 10% de gordura; a outra metade fazia uma alimentação que continha 55% de gordura, o que se assemelhava a uma dieta rica em alimentos processados e bebidas açucaradas.

Com esta análise, após 16 semanas, os investigadores descobriram que todos os ratos que consumiram mais gordura eram considerados obesos e ainda desenvolveram esteatose hepática não alcoólica, resistência à insulina e disfunção cerebral.

O mesmo estudo também comprovou que os níveis de oxigénio nos cérebros destes ratos era mais baixo. Além disso, estes animais também estavam mais ansiosos e até apresentavam sinais de depressão. 

O grupo que consumiu uma dieta saudável não desenvolveu esta doença, nem resistência à insulina, e o seu cérebro estava completamente saudável.

Leia Também: Médico alerta para os efeitos negativos do álcool em excesso no fígado

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório