Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Medicamento usado para tratar doença no fígado pode prevenir Covid-19

É o que revela um estudo, que indica que o mesmo fármaco também poderá conferir proteção contra futuras variantes.

Medicamento usado para tratar doença no fígado pode prevenir Covid-19
Notícias ao Minuto

07:46 - 06/12/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriram que o medicamento UDCA, usado para tratar cirrose biliar primária, colestase intra-hepática e outras condições colestáticas, pode ajudar a prevenir a Covid-19, segundo um estudo, publicado segunda-feira, na revista científica Nature. 

Embora não tenha sido possível realizar um ensaio clínico em grande escala, os investigadores concluíram que o medicamento - ainda sem  patente - consegue fechar a 'porta' que o vírus SARS-CoV-2  usa para entrar nas células. Os cientistas descobriram que uma molécula conhecida como FXR, presente em grandes quantidades no ducto biliar ([rede de tubos que drena as toxinas do fígado), regula diretamente a porta viral ACE2, que permite a entrada do coronavírus na célula. O medicamento desativa o FXR e fecha a porta ACE2, evitando a infeção.

"As vacinas protegem-nos estimulando o sistema imunitário para que este possa reconhecer o vírus e eliminá-lo, ou pelo menos enfraquecê-lo. Mas elas não funcionam para todas as pessoas e nem sempre todos os doentes têm acesso. Além disso, o vírus pode sofrer mutações para novas variantes resistentes ao imunizante”, explica um dos autores do estudo, Fotios Sampaziotis.

Uma vez que o fármaco tem como alvo as células hospedeiras (células alvo do vírus), a expectativa é que este proteja contra futuras variantes da Covid-19, bem como outros coronavírus que possam surgir.

Leia Também: Covid. O primeiro sintoma que se experiencia no WC, segundo investigação

O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:

Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.

Leia Também: São tudo 'filmes' da nossa cabeça? Covid longa pode ser reação emocional

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório