Foi publicado um novo estudo, na Nutrients, revista científica, onde se recomenda que os estudantes universitários adicionem nozes à sua alimentação, durante as épocas de testes e exames. Segundo os investigadores, este fruto seco ajuda a diminuir os níveis de stress e melhora, no geral, a saúde mental.
Os autores do estudo sugerem ainda que as nozes podem neutralizar os efeitos do stress académico na microbiota intestinal, durante períodos de stress, especialmente entre mulheres.
Para chegarem a esta conclusão, os investigadores analisaram 80 estudantes universitários, que foram divididos em grupos e alguns consumiram nozes diariamente.
Leia Também: Frutos secos que o vão ajudar (e muito) a ganhar massa muscular
Assim, descobriram que aqueles que comiam "cerca de meia chávena de nozes todos os dias apresentaram melhorias nos indicadores de saúde mental auto relatados".
Além disso, os consumidores de nozes relataram uma "melhoria nos biomarcadores e na qualidade geral do sono, a longo prazo", explicam os investigadores, em comunicado.
Os estudantes que ficaram no grupo de controlo, ou seja, não comeram nozes, relataram um aumento nos níveis de stress e depressão, antes dos exames, o mesmo não aconteceu entre quem consumiu nozes.
Leia Também: Estudo. Adolescentes portugueses estão mais tristes, nervosos e infelizes