A má alimentação e a falta de exercício físico são algumas das condições que podem levar a que tenha as artérias entupidas. A acumulação de gordura faz com que o sangue não circule da melhor forma e leva a vários tipos de doenças. O melhor é ter cuidado, prevenir e saber em que condição estão as suas artérias.
Leia Também: Consumo diário de fruta amada pelos portugueses ajuda a proteger coração
O portal Eat This, Not That falou com o cardiologista Eric Stahl para perceber que exames tem de ser feitos para perceber se está, ou não, com esta condição. "Os sinais e sintomas de aterosclerose podem desenvolver-se gradualmente e variar dependendo da artéria afetada”, explica o médico.
“Quando começarem a ficar entupidas, pode começar a sentir dor e desconforto no peito, falta de ar, dormência ou formigueiros”, continua. Uma das formas de detetar aterosclerose é através de testes de sangue para verificar níveis de colesterol, açúcar e certo tipo de proteínas.
Um eletrocardiograma também é uma opção. Regista a atividade elétrica do coração, para perceber a forma como está a bater, de forma regular ou não. Uma TAC cardíaca é outro método para perceber se existem problemas de fluxo no coração.
Uma avaliação à forma como caminha numa passadeira ou anda numa bicicleta estática são outras das formas de verificar o estado das artérias.
Leia Também: Novo teste de sangue pode vir a detetar inflamação cardíaca mortal