Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Ao fumar tabaco tradicional e 'vape' ao mesmo tempo é mais difícil parar

Segundo um novo estudo, não é eficaz substituir um produto, pelo outro, mas é essencial incentivar os fumadores a parar de usar ambos.

Ao fumar tabaco tradicional e 'vape' ao mesmo tempo é mais difícil parar
Notícias ao Minuto

21:24 - 14/12/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Fumadores

Muitas pessoas acham que ao substituir os cigarros tradicionais pelos 'vapes' (também conhecidos como vaporizadores, em português, ou cigarros eletrónicos) é mais fácil deixar o vício. Mas um novo estudo, feito nos Estados Unidos, diz que os adultos que usam os dois têm ainda mais dificuldades em parar. 

No estudo, disponível online, na Tobacco Control, revista científica, os investigadores realçam ainda que 'vaping' não parece ajudar os fumadores a parar. Além disso, em comunicado, também dizem que o essencial é incentivar os fumadores a parar de usar ambos.

Leia Também: Novo estudo revela a idade ideal para deixar de fumar

Os investigadores afirmam que usar os dois produtos é algo cada vez mais popular, mas ainda não se sabe, ao certo, como interagem um com o outro. Por isso, o objetivo da equipa foi tentar descobrir, analisando mais de 500 pessoas que têm este hábito e que participaram no Estudo de Avaliação de Tabaco e Saúde da População dos Estados Unidos. 

A amostra incluiu homens e mulheres de várias etnias e com idades entre os 24 e os 44 anos. 76% fumavam cigarros diariamente e 33,5% usavam o 'vape' diariamente. A maioria (81,5%) considerava que usar um vaporizador era menos prejudicial do que fumar.

Foram analisados dados relativos a um período de seis anos e concluiu-se que o comportamento mais comum, em 42% dos participantes, era deixar de usar o 'vape', mas continuar a fumar cigarros tradicionais. Apenas 10% pararam de usar os dois e 15% continuou a fazê-lo. 

Leia Também: Não vai acreditar no que acontece ao corpo minutos após deixar de fumar

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório