Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Novo estudo revela a idade ideal para deixar de fumar

Segundo uma equipa, composta por investigadores internacionais, existe uma idade perfeita para acabar com o vício.

Novo estudo revela a idade ideal para deixar de fumar
Notícias ao Minuto

12:02 - 27/10/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Fumadores

Idealmente, quem fuma deveria parar de o fazer imediatamente, no entanto, um novo estudo afirma que existe uma idade perfeita para acabar com o vício. Segundo uma equipa, composta por investigadores internacionais, o momento ideal é antes dos 35 anos. 

No estudo, publicado na revista científica JAMA Network Open, os investigadores explicam esta afirmação dizendo que até esta idade os efeitos do cigarro, assim como os que são causados pela nicotina, impactam pouco as taxas de mortalidade. Algo que faz com que as taxas acabem por ser semelhantes, em alguns parâmetros, com as que são registadas entre pessoas que nunca fumaram. 

Leia Também: Hormonas durante a gravidez ajudam a deixar de fumar, diz estudo

Além disto, os cientistas explicam que antes dos 35 anos, o risco de morte, por qualquer causa, também se assemelha ao que é comum entre pessoas que nunca fumaram. É, no entanto, importante realçar, segundo os investigadores, que quem deixa de fumar, após esta idade, também consegue sentir alguns benefícios, mas não são tão significativos. 

Por exemplo, os ex-fumadores, com idades entre os 35 e 44 anos têm uma taxa de mortalidade maior, em 21%, quando comparados com as pessoas que nunca fumaram, explica o portal O Globo. Já entre aqueles que só pararam entre 45 e os 54 anos a taxa de mortalidade, por todas as causas, é 47% maior.

Para conseguirem chegar a esta conclusão, mas também medir o impacto do cigarro no risco de morte, os investigadores analisaram mais de 550 mil americanos, cujos dados e histórico de saúde foi recolhido entre os anos de 1997 e 2019. Entre os participantes 75 mil morreram. Com estas informações a equipa conseguiu calcular o impacto deste vício na saúde.  

Leia Também: Fumar aumenta o risco de infeção por Covid-19 em quase 50%

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório