Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 20º

Quatro factos importantes sobre cancro do ovário que todos devem saber

É uma condição comum, que afeta muitas mulheres, mas poucas sabem identificar os sintomas.

Quatro factos importantes sobre cancro do ovário que todos devem saber
Notícias ao Minuto

18:07 - 12/12/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

É um diagnóstico relativamente comum, mas são muitas as mulheres que não conhecem os sintomas de cancro do ovário. Quem o diz é o The Independent, citando a Target Ovarian Cancer, organização que apoia pacientes com esta doença.

Leia Também: Ovários poliquísticos? Estes são os sinais de alerta mais comuns

Aliás, a organização, explica até que apenas 3% das mulheres conseguem identificar os sintomas mais associados a este cancro, nomeadamente, inchaço persistente, dor pélvica ou abdominal, sensação de saciedade ou perda de apetite e aumento da necessidade de urinar.

Isto só demonstra, segundo a Target Ovarian Cancer, que é essencial estar muito bem informada sobre esta condição, os seus efeitos e sinais de alerta. Por isso, o jornal esclareceu alguns mitos, associados com a doença, e explicou factos que todos devem saber. 

Não é um 'assassino silencioso'

O jornal explica que este cancro é muito apelidado de 'assassino silencioso' porque não se manifesta através de sintomas. No entanto, é uma ideia errada, diz o The Independent, já que inúmeras as mulheres que convivem com os sintomas, antes de irem ao médico. 

Os sintomas são subtis 

Como são sintomas menos óbvios são associados a outras condições. Por isso, o melhor é estar atento à persistência, e frequência, dos sintomas e ir ao médico quando algo lhe parece errado. Algo especialmente importante porque não existe um teste específico para identificar este tipo de cancro. 

Leia Também: Terapia experimental mostra-se eficaz em 70% dos pacientes com cancro

Também afeta mulheres jovens

É verdade que, no geral, as mulheres em fases pós-menopausa que não tiveram filhos ou são inférteis estão mais em risco de desenvolver a doença, mas também é possível que mulheres mais jovens a desenvolvam.

Aliás, a Target Ovarian Cancer diz que cerca de mil mulheres, com menos de 50 anos, são diagnosticadas com esta doença, todos os anos.

Não é o mesmo que cancro no colo do útero

É essencial saber que existem muitos cancros ginecológicos diferentes e cada um tem as suas consequências, sintomas e tratamento.

Leia Também: Adeus, pílula. Olá, 'contraceção verde'? O que é e como funciona

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório