Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Estudo mostra como bactérias se espalham quando não baixa tampo da sanita

A investigação revela que nunca mais irá olhar para a casa de banho da mesma forma.

Estudo mostra como bactérias se espalham quando não baixa tampo da sanita
Notícias ao Minuto

09:56 - 09/12/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Descarregar o autoclismo de uma casa de banho sem que o tampo esteja para baixo faz com que várias partículas microscópicas se espalhem pela divisão. Isto seria algo que já devia ter em conta. Se não tinha bem ideia do que se passava, um novo estudo trata de o alertar para esta situação.

Leia Também: A forma correta de guardar frango no frigorífico para evitar bactérias

Uma investigação da universidade do Colorado, em Boulder, nos Estados Unidos, mostrou como é que esta 'nuvem' invisível de partículas se espalha quando despeja o autoclismo. A análise foi feita com recurso a lasers.

"Se é algo que não se vê, é fácil fingir que não existe. Depois disto, nunca mais irá pensar na descarga do autoclismo da mesma forma", explicou o professor John Grimaldi, um dos responsáveis pelo estudo que foi publicado na revista Scientific Reports.

O estudo revela que as gotículas são disparadas pelo ar a uma velocidade que pode atingir os 200 centímetros por segundo, chegando mesmo aos 150 centímetros acima da sanita em oito segundos.

Notícias ao Minuto As imagens impressionam© Scientific Reports  

A investigação indica que várias bactérias podem ser espalhadas com esta descarga, como é o caso da E. Coli. "Mostramos que esta 'nuvem' espalha-se muito mais rapidamente do que as pessoas pensavam."

“O objetivo da sanita é remover os resíduos, mas também está a fazer o oposto, ao espalhar bactérias pela casa de banho”, continua o professor.

Com recurso a luzes e lasers conseguiram medir a velocidade a que as bactérias se dissiparam no ar. Grande parte destas partículas permanecem no ar durante algum tempo e podem depois ser perigosas uma vez que as inala pelo nariz e podem chegar aos pulmões.

De forma a minimizar esta dissipação de partículas, o melhor é mesmo baixar o tampo da sanita sempre que faz uma descarga.

Leia Também: Há quanto tempo não lava o roupão de banho? Devia fazê-lo mais vezes

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório