Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

O que deve saber sobre bactéria comum que está a matar crianças lá fora

A causa é a mesma da maioria das amigdalites bacterianas.

O que deve saber sobre bactéria comum que está a matar crianças lá fora
Notícias ao Minuto

12:00 - 06/12/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Bactérias

A bactéria Streptococcus pneumoniae (Strep A), que causa doenças como escarlatina, pneumonia, meningite ou septicemia, foi responsável pela morte de, pelo menos, sete crianças no Reino Unido, a maioria das quais abaixo dos 10 anos. Os óbitos têm vindo a ser registados desde setembro. 

Leia Também: Vírus respiratório atinge crianças e faz soar alarmes. O que há a saber

A Strep A é mais comum em crianças entre os cinco e 15 anos e idosos. É geralmente transmitida através de gotículas expelidas quando alguém tosse, espirros, fala e contato com lesões cutâneas infetadas. As bactérias também podem ser transmitidas através do beijo ou de alimentos contaminados. 

Erupções cutâneas, dores de garganta e musculares, inchaço dos gânglios do pescoço, febre alta, cansaço e infeção no ouvido são alguns dos principais sintomas. Segundo o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês), duram cerca de uma semana.

Há quem não apresente quaisquer sinais desta infeção invasiva por estreptococos do grupo A. Outros podem notar o aparecimento de uma camada branca na língua, com pequenas protuberâncias.

Em casos mais graves, porém raros, podem ser diagnosticadas fascíite necrosante, uma doença provocada por esta bactéria que ataca através de pele ou tecidos fragilizados, e a síndrome do choque tóxico estreptocócico, que se tornou mais frequente pela associação ao uso de tampões higiénicos de modo prolongado.

O período de incubação da Strep A é de dois a cinco dias.  A infeção pode ser curada com antibióticos, desde que seja detetada numa fase inicial.

Leia Também: Fatores de risco para doença que vitimou protagonista da série 'Cheers'

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório