Covid grave envelhece o cérebro, sugere novo estudo

É a conclusão de um estudo feito na Escola de Medicina da Universidade de Harvard.

Cérebro, Análise, Exame

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
06/12/2022 08:13 ‧ 06/12/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Coronavírus

Como ainda não são conhecidos todos os efeitos da Covid grave, os cientistas continuam a investigar e, recentemente, graças a um novo estudo foi possível concluir que a condição está associada a sinais moleculares de envelhecimento cerebral. 

Para o estudo, publicado na Nature Aging, revista científica, foram analisadas amostras de tecido cerebral post mortem e identificadas mudanças na expressão genética no cérebro que se assemelham ao que é visto na velhice. 

Leia Também: Sintomas de Covid longa em crianças podem mudar ao longo do tempo

Citando o estudo, a New Atlas, revista de tecnologia e medicina, diz que os investigadores alertam para potenciais problemas neurológicos, a longo prazo, que podem surgir nos próximos anos. 

Maria Mavrikaki, investigadora da Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, é uma das responsáveis pelo estudo e, com uma equipa de colegas, analisou mais de 50 amostras de tecido cerebral, incluindo 21 amostras de indivíduos que morreram de Covid grave. 

Ao comparar as amostras, tendo em conta sexo e idade, com as do grupo de controlo, a equipa encontrou quase sete mil genes relacionados com o vírus. Além disto, concluíram que existia uma grande quantidade de genes relacionados, negativamente, com a atividade sináptica, cognição e memória, explica a revista. 

"Também observamos associações significativas de resposta celular a danos no ADN, função mitocondrial, regulação da resposta ao stress e stress oxidativo, transporte vesicular, homeostase do cálcio e vias de sinalização/secreção de insulina previamente associadas a processos de envelhecimento e envelhecimento cerebral", explicam os investigadores, no estudo. 

Com estas informações, sugerem que "muitas vias biológicas que mudam com o envelhecimento natural do cérebro também mudam com a Covid grave". 

Leia Também: Medicamento usado para tratar doença no fígado pode prevenir Covid-19

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas