Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Sintomas de Covid longa em crianças podem mudar ao longo do tempo

É a conclusão do maior estudo a analisar, até ao momento, o efeito da Covid longa em crianças.

Sintomas de Covid longa em crianças podem mudar ao longo do tempo
Notícias ao Minuto

08:11 - 05/12/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Graças a um estudo, publicado esta segunda-feira, foi possível chegar a novas conclusões sobre o efeito da Covid longa em crianças. Investigadores sugerem que os sintomas mudam ao longo do tempo.

Este é o maior estudo a analisar, até ao momento, os efeitos desta condição na população mais jovem e foi publicado na The Lancet Regional Health – Europe, uma revista científica. 

Leia Também: Estudo. Covid longa pode evoluir para cancro ou insuficiência hepática

Durante o estudo, os investigadores concluíram que os sintomas mudaram ao longo de um ano, mas também que "enquanto alguns dos sintomas originais das crianças diminuíram, novos sintomas foram relatados", explicam os cientistas, em comunicado. 

Algo que também se comprovou quando se analisaram escalas que medem a qualidade de vida, dificuldades emocionais e comportamentais, bem-estar e fadiga.

Para fazer esta investigação, os cientistas questionaram crianças, com idades entre os 11 e os 17 anos, sobre o estado da sua saúde seis meses e um ano, após um teste PCR positivo, explicam os investigadores em comunicado. Além disto, também foi pedido a todos que reportassem os sintomas que se manifestaram inicialmente. Todas as informações foram recolhidas entre setembro de 2020 e março de 2021. 

Assim, no total, os investigadores analisaram dados relativos a 5.086 crianças, 2.909 infetadas com Covid-19 e 2.177 com teste negativo. 

Os investigadores utilizaram uma lista, com 21 sintomas, incluindo falta de ar e cansaço, e pediram às crianças e jovens para identificar o que sentiam, usando diferentes escalas para avaliar qualidade de vida, saúde mental, bem-estar e fadiga.

Leia Também: Covid. Quase 70% das crianças internadas com esta síndrome eram saudáveis

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório