Meteorologia

  • 28 JANEIRO 2023
Tempo
MIN 4º MÁX 11º

Como preparar o sistema imunitário para conseguir 'escapar' à gripe

Leia com atenção.

Como preparar o sistema imunitário para conseguir 'escapar' à gripe
Notícias ao Minuto

17:05 - 28/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Durante os próximos meses vai ser muito difícil 'escapar' às constipações e gripes. No entanto, é possível evitar estes problemas, só precisa de fazer algumas mudanças no seu dia a dia, diz Katrina Cepinova, especialista em nutrição, ao Healthista, portal especializado em saúde e bem-estar. 

Assim, a especialista realça a importância do nosso sistema imunitário, assim como a sua capacidade de nos proteger 'silenciosamente' e combater infeções, toxinas e inflamações causadas por bactérias, parasitas e vírus. 

Para evitar problemas como gripes e constipações é importante garantir que o sistema imunitário está fortalecido, ou seja, consegue responder com eficácia, explica.

Além disto, é essencial saber que fatores como "má nutrição, influências ambientais e escolhas de estilo de vida podem enfraquecer ou comprometer a imunidade". 

Leia Também: Sistema imunitário em baixo? Seis benefícios das vitaminas e minerais

Como preparar o sistema imunitário para a época da gripe (e não só): 

  • Faça uma alimentação saudável e equilibrada. O ideal é ter sempre muita cor no prato, por isso, inclua, pelo menos, três frutas ou vegetais de cores diferentes, em cada refeição, recomenda a especialista. É também boa ideia consumir muitos alimentos ricos em vitamina C como os kiwis, brócolos, limões e laranjas;
  • Aposte em momentos de 'self care'. Todos os dias, tire uns minutos e acalme o stress. É que, segundo a especialista, os níveis elevados de cortisol (hormona do stress) são prejudiciais para o sistema imunitário; 
  • Aumente os níveis de vitamina D. Citando estudos recentes, Katrina Cepinova explica que os níveis desta vitamina têm muita influência no seu sistema imunitário, ou seja, quanto mais alto estiverem, mais protegido estará. Como é difícil apanhar sol nos dias de inverno, a especialista recomenda suplementos; 
  • Reduza o consumo de álcool. Além de afetar a qualidade do sono, "o consumo excessivo de álcool pode danificar as células imunitárias, em várias partes do corpo, dificultando o combate aos patógenos causadores de doenças", acrescenta. 
  • Crie uma rotina de sono estável e eficaz. É que não dormir o suficiente pode "afetar significativamente o sistema imunitário", além disso já vários "estudos mostram que a falta de sono afeta a recuperação de doenças, incluindo gripes e constipações".

Leia Também: Comece a semana com um 'smoothie' carregado de vitamina C

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório