Meteorologia

  • 28 JANEIRO 2023
Tempo
MIN 4º MÁX 11º

É provável que não conheça nenhuma destas tradições de Natal brasileiras

A Embratur revela-as.

É provável que não conheça nenhuma destas tradições de Natal brasileiras
Notícias ao Minuto

23:01 - 25/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Natal

O Natal é, na maioria das vezes,  associado a neve e lareiras, mas não é celebrado desta forma em todos os cantos do mundo. É o caso do Brasil.

A pensar nisso, a Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo partilha tradições natalícias brasileiras:

1- Jantar de Natal

No dia 24 de dezembro realiza-se o tradicional jantar de Natal, acompanhado do clássico prato de peru e lentilhas, sinónimos de abundância e de sorte para o ano seguinte. Salada, fruta e farofa são as guarnições mais comuns. As receitas provêm, muitas vezes, da família e dos mais velhos, que vão passando as tradições aos seus descendentes.

Leia Também: 10 livrarias que tem mesmo de visitar uma vez na vida (há uma portuguesa)

2– Ida à praia

O Natal brasileiro traz consigo as férias, tanto de escola como de trabalho e, por isso, é sinónimo de praia e descanso. Nesta época, as cidades da costa estão especialmente ocupadas.

3– Amigo secreto

Esta época é marcada também pelo elevado número de convívios entre amigos, seja da escola ou do trabalho. Existem várias iniciativas que incluem a troca de presentes entre amigos e colegas.

4– Tradições que não se distinguem

A característica árvore de Natal e o presépio não são exceção, ao contrário da temperatura. Os brasileiros seguem a tradição cristã, montando a sua árvore em novembro e desmontando-a em janeiro, tal como o seu presépio. Também a figura do Pai Natal é popularmente conhecida por vestir roupas brancas e vermelhas, um gorro, óculos e barba. São igualmente tocadas e cantadas as músicas tradicionais de Natal, pelas ruas deste país.

Leia Também: "Portugal pode ser tão rico como uma viagem ao outro lado do mundo"

Ainda segundo a Embratur, existem vários eventos que decorrem no Brasil ao longo da quadra natalícia e que refletem cada canto do país sul-americano. Alguns deles são:

1– Natal Luz – Gramado (Serra Gaúcha)

Gramado recebe, até janeiro de 2023, vários espetáculos musicais, desde teatros a concertos ou desfiles. As ruas da cidade de Serra Gaúcha enchem-se de luzes natalícias e concertos corais. Esta será a 37ª edição do evento. 

2– Sonho de Natal – Canela (Serra Gaúcha)

Canela recebe, anualmente, um evento familiar único, com vários efeitos visuais, criados com alta tecnologia, que procura relembrar o nascimento de Jesus Cristo e a generosidade com que a época deve ser vivida. Esta será a 35ª edição do evento, que decorre até janeiro de 2023 e promete trazer muita alegria e memórias inesquecíveis a todos os que a visitarem. 

3- Luz dos Pinhais – Curitiba (PR)

Com início marcado para um mês antes do Natal, Luz dos Pinhais é considerado o maior programa gratuito de fim de ano no Brasil. Com organização da responsabilidade da sua Câmara Municipal, Curitiba recebe variados concertos, que vão desde as óperas a atuações de coros ou espetáculos de ballet, feiras e eventos gastronómicos. 

Leia Também: Eis os 10 cemitérios mais famosos do mundo. Conhece algum?

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório