Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Esteja atento à coluna e a este sinal de alerta doloroso. Pode ser cancro

Doem-lhe as costas?

Esteja atento à coluna e a este sinal de alerta doloroso. Pode ser cancro
Notícias ao Minuto

22:06 - 23/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle doenças oncológicas

Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que cerca de 30 a 40% dos casos de cancro devem-se a fatores de risco comportamentais modificáveis. O mesmo não se pode dizer da dor nas costas. Segundo especialistas, pode ser um sinal de alerta precoce de cancro, sobretudo se ocorre com frequência, conforme escreve o jornal Daily Express.

Leia Também: Cancro da mama não é igual para todos. Eis as diferenças e riscos

Dor na zona lombar pode ser sinal de cancro na bexiga, o órgão da parte inferior do abdómen que armazena a urina. Daniel Petrylak, da Escola de Medicina de Yale, nos Estados Unidos, explica que "o revestimento da bexiga está constantemente em contacto com carcinógenos [que podem estimular o aparecimento de carcinomas ou cancro] que entram na corrente sanguínea e são filtrados através dos rins".

As dores lombares são queixa frequente de quem padece de cancro da bexiga em estado avançado. Micção frequente, sangue na urina e dor durante o ato de urinar são outros sintomas que deve ter em atenção. 

Leia Também: "De toda a Europa, somos o país com maior incidência de cancro gástrico"

Embora raro, o cancro na coluna também pode despoletar dor nas costas, que pode alastrar ao resto do corpo, incluindo ancas, pernas, pés ou braços, e agravar-se com o tempo, como alertam especialistas da Mayo Clinic, nos Estados Unidos. Dormência, fraqueza, falta de coordenação nos braços e pernas e paralisia também podem ser sintomas.

O cancro do pulmão é outro tumor comum que pode provocar dores nas costas. Os principais sintomas deste tumor incluem expetoração com sangue, falta de ar persistente e tosse de longa duração que agrava com o tempo. 

Leia Também: Cancro da cabeça e pescoço. Sobreviventes podem deixar de falar ou comer

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório