Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Acupuntura é (ou não) segura durante a gravidez? Investigadores respondem

Conheça a principal conclusão de uma análise feita na China.

Acupuntura é (ou não) segura durante a gravidez? Investigadores respondem
Notícias ao Minuto

09:20 - 22/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Gravidez

Acupuntura é utilizada, muitas vezes, como uma forma eficaz de aliviar dores. No entanto, sempre existiram dúvidas em relação ao tratamento e se é, ou não, seguro e eficiente em grávidas. Graças a um novo estudo foi possível concluir que a acupuntura pode aliviar significativamente a dor lombar e/ou pélvica durante a gravidez. 

Além disto, segundo o estudo, publicado na revista científica de acesso livre BMJ Open, não foram encontrados efeitos secundários negativos relevantes que afetaram os recém-nascidos, cujas mães receberam tratamentos de acupuntura.

No entanto, os investigadores alertam, em comunicado, para o facto de que não foram avaliados, até ao momento, resultados como um parto prematuro, por exemplo.  

Leia Também: Grávidas com autismo estão mais vulneráveis a depressão e ansiedade

A publicação tem como base a análise de investigações e estudos que têm vindo a ser feitos, ao longo dos anos, sobre esta relação. Além disto, para conseguirem chegar a conclusões mais concretas, os investigadores também recolheram dados relativos a ensaios clínicos relevantes e compararam o alívio da dor proporcionado a mulheres grávidas, que fizeram acupuntura isoladamente ou quando a combinaram com outras terapias, assim como o seu potencial impacto nos recém-nascidos. 

Assim, a análise final incluiu, no total, 10 ensaios clínicos aleatórios, que envolveram mais de mil mulheres, e foram publicados entre 2000 e 2020 e feitos na Suécia, Reino Unido, EUA, Espanha e Brasil. Todas as grávidas analisadas eram saudáveis, estavam entre as 17 e as 30 semanas de gravidez, em média, e tinham dor lombar e/ou pélvica.

Agrupando e analisando os resultados dos estudos, foi possível concluir que em nove se sugeriu que a acupuntura aliviou, significativamente, a dor durante a gravidez.

Leia Também: Técnica de medicina tradicional chinesa pode ajudar a prevenir diabetes

Entre estes estudos, quatro relataram que a acupuntura tem um ótimo potencial para restaurar a função física. Já em cinco estudos concluiu-se que a qualidade de vida das grávidas melhorou após o tratamento. 

Quatro estudos indicaram que existiu uma diferença significativa nos efeitos gerais quando a acupuntura foi comparada com outras tipos de intervenção ou nenhuma. Contrações prematuras foram relatadas em dois estudos, no entanto, essas crianças estavam saudáveis quando nasceram.  

A análise de dados também sugeriu que a acupuntura é segura e, nos quatros estudos em que isto foi relatado, não existiu diferença significativa no estado de saúde dos recém-nascidos, quando este tratamento foi comparado com outros ou até nenhum.

Sete estudos registaram outros efeitos colaterais, sem gravidade, como dor, sangramento no local onde é colocada a agulha e sonolência. Mesmo assim, os participantes avaliaram a acupuntura favoravelmente e a maioria estava disposta a repeti-la, se necessário.

Leia Também: Problemas que afetam grávidas aumentam risco de morte precoce dos filhos

Segundo os investigadores, a acupuntura é uma terapia utilizada para tratar diferentes tipos de dor e como não envolve a necessidade de medicamentos, é considerada segura. 

Não existe uma resposta definitiva que justifique este efeito, no entanto, os investigadores afirmam que provavelmente é o resultado da libertação de substâncias químicas, como as endorfinas, que deixam as pessoas mais "felizes" e aumentam o fluxo sanguíneo.

Leia Também: Má alimentação durante a gravidez enfraquece o sistema imunitário do bebé

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório