Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Vai ao Qatar assistir ao Mundial? Leve este roteiro consigo

Conheça as sugestões do Jetcost - motor de pesquisa de viagens.

Vai ao Qatar assistir ao Mundial? Leve este roteiro consigo
Notícias ao Minuto

15:04 - 19/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Viagens

A mais recente edição do Mundial da FIFA começa já este fim de semana e são muitos os adeptos que estão a viajar até ao Qatar com o objetivo de apoiar a sua seleção nacional. Entre jogos há tempo, mais do que suficiente, para explorar o país, por isso, o Jetcost, motor de pesquisa de viagens, partilhou algumas paragens obrigatórias. 

Caso não saiba, o Qatar é um país pequeno e conta apenas com 11.500 quilómetros quadrados, "metade da região Norte de Portugal", lê-se em comunicado. No entanto, o seu tamanho não o impede de ter atrações algumas delas muito vanguardistas que merecem uma visita. 

Ir ao FIFA Fan Festival

"Entre 19 de novembro a 18 de dezembro no Al Bidda Park, no centro de Doha, próximo ao The Corniche, artistas locais e internacionais subirão ao grande palco numa verdadeira festa e vibrante festival de música, cultura e estilos de vida, no qual marcará presença a gastronomia local."

Além disto, por lá, vão ser transmitidos os 64 jogos do Mundial, em ecrãs gigantes. Existe ainda um serviço de transporte especial que permitirá as deslocações entre os estádios e o FIFA Fan Festival, nos dois sentidos. 

Leia Também: Conheça as 10 montanhas mais altas do mundo

Percorrer a Corniche a pé ou de 'dhow'

É um passeio marítimo que vai desde o Museu de Arte Islâmica até ao Sheraton Park. Pode ser feito, em caminhada, a qualquer hora do dia ou da noite, e possui uma faixa para peões de sete quilómetros que se prolonga em forma de meia-lua, à volta da Baía de Doha.

É neste passeio que consegue apreciar "uma das imagens mais espetaculares de Doha, com o 'skyline' dos seus famosos arranha-céus". Há também muitos lugares onde se pode comer ou beber, já que, no total, existem 150 estabelecimentos, três palcos de concertos ao vivo, espetáculos de água e luz e até uma aldeia beduína.

É também possível fazer, a partir do porto, um passeio num 'dhow', "um veleiro de origem árabe caracterizado pelas suas velas triangulares e baixo calado", explica a Jetcost. 

Desfrute da gastronomia internacional

Para experimentar a tradicional e "elaborada cozinha árabe", não só do Qatar, como também do Iraque, Síria, Irão, Iémen, o melhor lugar é o Souq Waqif e as suas infinitas ruelas.

Se quiser ampliar a variedade de cozinhas exóticas, tem de ir à Al Waab Street onde encontra opções muito variadas. Lá também pode experimentar pratos chineses, egípcios, libaneses, catarianos, tailandeses e turcos, além de pratos ocidentais.

"Mas se anseia por um toque europeu, dirija-se ao Qanat Quartier, uma ilha exclusiva com ruas em estilo veneziano e a sua Marsa Arabia com as suas excecionais vistas da marina e iates de luxo atracados", recomenda. 

Descubra a Aldeia Cultural Katara

Trata-se de um projeto arquitetónico ainda em desenvolvimento, mas que já pode ser visitado e foi criado com a intenção de ser um espaço para a cultura. "É conhecido como o maior plano cultural do país".

"O complexo está construído num estilo que combina a arquitetura oriental e o romantismo clássico, dando-lhe uma aparência única e diferente da maioria dos novos edifícios culturais de Doha", explica o Jetcost.

O anfiteatro é uma paragem obrigatória, é "uma beleza arquitetónica que equilibra o conceito de teatro grego clássico e características islâmicas tradicionais". Além disto, dentro da aldeia também pode visitar a Casa da Ópera que "oferece uma experiência cultural luxuosa com uma mistura arquitetónica de estilos orientais e vitorianos, e o 'shopping center' ao ar livre localizado na Praça Katara.

Leia Também: 10 livrarias que tem mesmo de visitar uma vez na vida (há uma portuguesa)

Passeie pelas dunas do deserto de camelo ou 4x4 

"O deserto é uma parte importante da cultura local e abriga um número incrível de atividades. O impressionante Khor Al Adaid (o Mar Interior), um Património Mundial da UNESCO, está localizado ao sul de Doha e é um dos poucos lugares do mundo onde o mar entra no deserto. Não há nada melhor do que um passeio de camelo pelas dunas macias antes de se aventurar num emocionante safári no deserto até Khor Al Adaid, acessível apenas em veículo 4x4."

Já os amantes do surf podem experimentar 'sandboard' nas dunas ou explorá-las num passeio de 'quad', jipe ou 'buggy'. Também é possível "desfrutar do passatempo favorito do Qatar, acampar, durante o dia, tarde ou noite, com uma das muitas empresas que oferecem acampamentos de estilo beduíno, com todo o conforto, no deserto".

Relaxe no Pearl-Qatar

"É um dos lugares mais fascinantes do mundo e conhecido como 'a Riviera Árabe', e é uma ilha magnífica, onde coexistem luxo, lazer e uma comunidade próspera." Trata-se de uma ilha artificial nos limites do famoso distrito de West Bay, em Doha, situada em quatro milhões de metros quadrados de terra recuperada.

É "conhecida pelos seus hotéis, variedade de cafés e restaurantes charmosos, uma marina icónica e lojas de luxo, é uma área residencial popular com um estilo de vida comunitário luxuoso, com marinas de estilo mediterrâneo repletas de iates".

Leia Também: Eis os 10 cemitérios mais famosos do mundo. Conhece algum?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório