Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Deixar de fumar? Trocar o tabaco pelo 'vape' é mais eficaz do que pensa

Segundo um novo estudo, fumadores que trocam o cigarro tradicional, pelo eletrónico, têm até duas vezes mais hipóteses de conseguir acabar com o hábito.

Deixar de fumar? Trocar o tabaco pelo 'vape' é mais eficaz do que pensa
Notícias ao Minuto

18:31 - 18/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Fumar

Deixar de fumar não é uma tarefa fácil, no entanto, existem várias formas de o fazer. Estão disponíveis, por exemplo, tratamentos com adesivos ou medicamentos, mas segundo um novo estudo, trocar o cigarro tradicional, pelo eletrónico é mais eficaz. 

Esta é a conclusão de um estudo, feito na Universidade de Oxford, Reino Unido, e publicado na revista científica Cochrane Library, onde investigadores concluíram que entre os fumadores que usaram cigarros eletrónicos têm até duas vezes mais hipóteses de conseguir acabar com o hábito, durante seis meses. 

Leia Também: Dia Europeu do Ex-Fumador: "Vale sempre a pena deixar de fumar"

Segundo o DailyMail, alguns especialistas em cancro já saudaram o estudo, e confirmaram que isto é mais uma prova de que os cigarros eletrónicos são ferramentas úteis e eficazes para deixar de fumar.

No entanto, alertam e relembraram que não-fumadores, não devem, em nenhuma circunstância, começar a fumar cigarros eletrónicos.

"São um produto relativamente novo e ainda não conhecemos os efeitos a longo prazo para a saúde", diz ao jornal Michelle Mitchell, diretora executiva da Cancer Research UK, a maior organização independente de pesquisa sobre cancro. 

Leia Também: Não vai acreditar no que acontece ao corpo minutos após deixar de fumar

O estudo é, na realidade, uma revisão que analisou mais de 70 investigações, nas quais participaram cerca de 22 mil pessoas.

O jornal explica que os investigadores analisaram os dados de fumadores, que estavam a tentar parar, e compararam as suas taxas de sucesso, ao usar cigarros eletrónicos, ou outras terapias, ao longo de seis meses.

Os resultados mostraram que seis em cada 100 pessoas, conseguem parar de fumar com os tratamentos de reposição de nicotina, mas que o número aumenta para oito em cada 12 quando foram utilizados cigarros eletrónicos, que contêm nicotina.

Leia Também: Este é o "inimigo mortal" da saúde cardiovascular, diz médico

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório