Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Estalar os dedos causa artrite? Especialistas respondem

É um mito muito comum, por isso, é essencial saber se é ou não verdadeiro.

Estalar os dedos causa artrite? Especialistas respondem
Notícias ao Minuto

21:00 - 17/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Estalar os dedos (ou até outras partes do corpo) é um hábito muito comum e que está associado a vários mitos. Algumas pessoas até acreditam que este comportamento causa ou aumenta o risco de artrite, mas é possível que não exista relação, pelo menos é o que diz o Huffpost, agregador de blogues, que falou com diferentes especialistas. 

Jason Liebowitz, especialista em reumatologia, disse ao Huffpost que não existem provas, até ao momento, de que "estalar os dedos esteja associado ao desenvolvimento de artrite, portanto, não é de forma óbvia prejudicial à saúde".

Leia Também: Artrite. Alimentos para a prevenir e manter as articulações fortes

Segundo o agregador de blogues, já vários estudos, ao longo dos anos, falharam quando tentar encontrar uma ligação entre o hábito e a artrite - "termo genérico para uma série de condições que envolvem inflamação ou danos nas articulações".

Aliás, Iziegbe Ehiorobo, reumatologista, relembrou a famosa experiência, feita por de Donald Unger, que foi realizada ao longo de décadas, e não comprovou esta ligação. 

"Donald Unger realizou uma experiência, em si mesmo, para testar a hipótese de que estalar os dedos aumenta o risco de artrite", explicou. Então, durante mais de 50 anos "estalou os nós dos dedos da mão esquerda, pelo menos, duas vezes por dia", mas não o fez na mão direita, uma forma de controlar e fazer uma comparação.

Quando comparou as duas mãos, no final da experiência, chegou à conclusão que nenhuma das mãos tinha artrite e não existia nenhuma diferença entre elas.  

Mesmo assim, é importante saber que o hábito tem, efetivamente, alguns riscos associados, já que em casos raros pode danificar os tendões que ligam os músculos aos ossos, disse Scott Zashin, internista e reumatologista.

Também é essencial saber, no entanto, que o hábito até pode ser "reconfortante para algumas pessoas e usado por outras para lidar com situações stressantes, mas não há evidências que sugiram que seja bom para as articulações", disse Ehiorobo.

Leia Também: Hábitos que o ajudam a diminuir o risco de artrite

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório