Lesões cutâneas avermelhadas (eritematosas) nas palmas das mãos manifestam-se em 23% dos casos em fase avançada de uma doença chamada esteatose hepática, conhecida como fígado gordo, que está ligada à obesidade e diabetes, escreve o Daily Express, citando "vários estudos".
Por vezes, apelidada de 'inimigo silencioso', esta condição pode comprometer o funcionamento do fígado. Em casos mais graves, pode até progredir para cirrose hepática, uma doença que conduz à destruição do fígado, sendo que este carcinoma apresenta elevada mortalidade se for diagnosticado numa fase tardia.
Leia Também: Hepatite. A inflamação silenciosa do fígado, explicada por um médico
Um dos principais sintomas são eritematosas nas palmas das mãos. Segundo especialistas da Mayo Clinic, nos Estados Unidos, é causado pela acumulação de estradiol (estrogénios). Mas a doença pode também provocar icterícia (a coloração amarelada da superfície branca do olho e da pele), sobretudo devido à acumulação de bilirrubina no sangue.
As eritematosas podem ainda ser sintoma de várias outras condições, incluindo em artrite reumatoide (manifesta-se em cerca de 60% dos casos) e diabetes (4,1%) ou ainda de tumores cerebrais, doença da tiroide, vírus da imunodeficiência humana e Covid-19, como lembra o mesmo jornal. Também pode ser um efeito secundário de medicação.
Leia Também: 'Campeão' da fibra. O consumo deste alimento ajuda a reduzir o colesterol