Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 16º MÁX 26º

Saiba quais são as possíveis consequências de uma dieta vegan extrema

Fazer uma dieta vegan tem muitas vantagens, é verdade, mas quando se fazem decisões extremas são muitas as consequências negativas.

Saiba quais são as possíveis consequências de uma dieta vegan extrema
Notícias ao Minuto

12:29 - 07/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

São múltiplas as vantagens que estão relacionadas com uma dieta vegan e incluem não só benefícios para a saúde, mas também para o planeta. É graças a estes, e outros motivos, que se tornou tão popular, no entanto, quando é extrema pode ter consequências negativas. 

O ScinceAlert explica que algumas pessoas optam, por exemplo, por comer apenas vegetais e frutas crus que podem ser consumidos sem cozinhar. Já outros "excluem alimentos que foram alterados da sua forma natural ou processados (como aveia ou leite de amêndoa)".

Leia Também: Fraturas nas ancas são mais comuns em mulheres vegetarianas

Segundo o portal, as pessoas fazem isto afirmando que cozinhar faz com que os ingredientes percam alguns dos seus mais importantes nutrientes e enzimas. Por isso, acreditam que consumir frutas e vegetais crus "melhora os níveis de energia, preveni (e até reverte) doenças e melhora a saúde geral".

No entanto, alguns estudos já sugeriram que, quando são feitas a longo prazo, estas dietas vegan e "cruas" são muito prejudiciais. 

Então, o portal enumerou (e explicou) as consequências, começando por mencionar que ao fazer uma dieta vegan extrema se pode estar a perder alguns nutrientes essenciais.

Existem, efetivamente, alimentos que perdem alguns nutrientes, como as couves de Bruxelas, por exemplo. Mas é importante saber que isto não é algo que acontece com todos. Aliás, alguns vegetais têm mais nutrientes quando são cozinhados, diz o portal. "Cozinhar quebra as paredes das células, permitindo que os nutrientes sejam libertados e absorvidos mais facilmente pelo corpo." 

Além disto, quando são cozinhados, os vegetais também podem fornecer ao corpo mais antioxidantes. Por exemplo, espinafres, espargos e cogumelos são mais benéficos quando são cozinhados. 

Leia Também: Cansado de iogurtes 'normais'? Experimente este feito com cajus

É também possível que uma dieta vegan cause algumas deficiências nos níveis de vitaminas e minerais. Como não são consumidos alimentos provenientes de animais é difícil encontrar fontes de vitaminas B12 e D, selénio, zinco, ferro e dois ómega-3, diz o portal.

O SienceAlert realça a importância destes nutrientes dizendo que "desempenham um papel fundamental na estrutura, desenvolvimento e produção de células cerebrais e nervosas, além de apoiarem um sistema imunitário saudável".

Além disto, quando não é planeada corretamente, uma dieta vegan "crua" pode levar à perda de peso não intencional. Algo que é mais preocupante em mulheres jovens.

Isto porque, segundo um estudo, citado pelo portal, 30% das mulheres, com menos de 45 anos, que fazem uma dieta com base em alimentos crus, durante mais de três anos, tiveram amenorreia parcial a completa (ausência de menstruação). Segundo o portal, este problema é causado, provavelmente, pela perda de peso. 

Leia Também: 'Não é carne, nem é peixe'. Sete sítios onde só há pratos e doces vegan

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório