Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Espreite estas seis dicas para manter a saúde ocular

São partilhadas pela cadeia de ópticas francesa Alain Afflelou.

Espreite estas seis dicas para manter a saúde ocular
Notícias ao Minuto

16:30 - 26/10/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Visão

É bastante comum dar-se apenas atenção aos olhos quando se sente algum sintoma ou desconforto. No entanto, são inúmeras as doenças que podem surgir em qualquer altura, pondo em risco a saúde da visão. Mais ainda num mundo cada vez mais digital e exposto a ecrãs de vários aparelhos, como o computador, telemóveis ou tablets, seja em casa, no trabalho ou na escola. Ainda assim, muitas destas patologias podem ser prevenidas. 

Para além dos exames visuais regulares, que são um fator chave na prevenção e na deteção de distúrbios oculares, é necessário ter alguns cuidados diários. Como tal, a cadeia de ópticas francesa Alain Afflelou sugere algumas dicas que pode - e deve - adotar no dia-a-dia. Espreite abaixo: 

Leia Também: Visão. Dois sinais de alerta precoces que ajudam a prever doenças graves

1- Ter uma alimentação saudável

"É a partir de uma boa alimentação que se consegue obter diversos nutrientes – como a ómega-3, o zinco e a vitamina c – que desempenham um papel importante para prevenir várias doenças oculares."

2- Não fumar

"Não é segredo que o tabaco é prejudicial à saúde, mas nem muita gente sabe que também é prejudicial à visão causando irritação, vermelhidão e até secura."

3- Utilizar óculos escuros durante todo o ano (com proteção uva/uvb)

"Os raios solares UVA e UVB agridem os olhos e tendem a causar problemas de visão provocando desde pequenas queimaduras na córnea, a camada transparente que fica na frente do olho, até danos no cristalino, a lente natural que nos ajuda a focar os objetos. Até nos dias mais nublados podemos ser afetados pelos raios UVA e UVB por essa razão, mais que um acessório de moda, os óculos de lentes escuras são um elemento imprescindível a utilizar durante todo o ano para uma boa saúde visual."

Leia Também: Menor tempo de espera para cirurgia à catarata previne acidentes

4- Pausas de descanso no trabalho

"É essencial fazer pausas ao longo do dia, principalmente quando se trabalha muitas horas à frente do computador pois a atividade favorece a diminuição de lubrificação dos olhos. É recomendado que faça uma pausa de 15 minutos a cada duas horas, isto dará aos olhos a oportunidade de descansar e de se hidratar."

5- Lubrificar os olhos

"Quando estamos no computador a trabalhar, acabamos por não piscar os olhos tantas vezes como deveríamos, tornando os olhos mais secos e cansados. Hoje em dia, é possível recorrer a lubrificantes para hidratar os olhos, mas atenção, sempre com a recomendação de um médico ou farmacêutico."

6- Fazer uma pausa dos aparelhos eletrónicos

"Como foi referido acima, vivemos cada vez mais num mundo digital, e por essa mesma razão é quase inevitável não estarmos constantemente em frente a um ecrã. Mas dissemos quase! Sempre que não estiver a trabalhar no computador aproveite para descansar os olhos e fuja dos ecrãs evitando utilizar telemóveis e tablets. Faça um passeio ao ar livre, leia um livro ou aproveite até para aprender uma receita nova."

Por fim, "o diagnóstico precoce é fundamental na prevenção de certas doenças que podem atingir proporções irreversíveis, como a perda visual total", por isso a Alain Afflelou recomenda "a realização regular de consultas de optometria". Nas lojas da marca francesa é possível fazer a marcação de uma avaliação completa da capacidade visual, cálculo da graduação, observação da coordenação, alinhamento dos olhos e análise da saúde ocular.

Leia Também: Silenciosa! Eis a principal causa de cegueira depois dos 50 anos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório