Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Silenciosa! Eis a principal causa de cegueira depois dos 50 anos

Saiba o que dizem especialistas.

Silenciosa! Eis a principal causa de cegueira depois dos 50 anos
Notícias ao Minuto

17:30 - 03/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Visão

A degenerescência macular da idade (DMI) é a principal causa de cegueira depois dos 50 anos, alerta a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) em comunicado.

A DMI  é "uma das principais doenças associadas à idade que, numa fase avançada, pode causar perda de visão ou até mesmo cegueira depois dos 50 anos", diz.

Dados oficiais da Organização Mundial da Saúde mostram que é a principal causa de cegueira nos países desenvolvidos. É também a principal causa de perda grave de visão depois dos 50 anos de idade.

Em Portugal estima-se que 12% das pessoas, nesta faixa etária, sofram de DMI e que cerca de 1% apresentam a forma avançada da doença. A idade, a genética e o tabagismo são os principais fatores de risco.

"Uma vez que a cegueira é uma das consequências mais graves provocadas por esta doença, é fundamental um diagnóstico precoce e um acompanhamento regular do médico oftalmologista para que se consigam implementar as estratégias de prevenção e tratamento mais adequadas, de modo a evitar danos irreversíveis na visão dos doentes", afirma Rufino Silva, médico oftalmologista e presidente da SPO, na mesma nota de imprensa.

Leia Também: "Mais de mil milhões de pessoas sofrem de deficiência visual ou cegueira"

No entanto, a DMI tem a particularidade de, em fases precoces, poder evoluir silenciosamente e ser praticamente assintomática, o que traz alguns desafios acrescidos ao diagnóstico. Nesta fase inicial, as pessoas não conseguem perceber que existem lesões maculares e apenas a observação do médico oftalmologista vai permitir fazer o diagnóstico correto e determinar o risco de cada doente desenvolver formas avançadas da doença. "O fator tempo é determinante nos casos de DMI, uma vez que a doença vai progredindo e pode levar a alterações da visão de contraste, da visão das cores e da visão em ambientes com má luminosidade, por exemplo", diz Rufino Silva.

Com o progredir desta patologia, "o doente poderá ficar incapacitado para várias situações da vida diária, tais como ler, escrever, ver as horas, conduzir, entre outras. Por este motivo, a SPO alerta para que todas as pessoas com mais de 50 anos, caso notem distorção das imagens acompanhadas de um ponto preto, consultem imediatamente um especialista para que se inicie os tratamentos o mais rápido possível".

Existe, atualmente, tratamento para as formas húmidas da doença, nas que é realizado através de injeções intraoculares e pode evitar a perda visual progressiva. "Esta terapêutica é eficaz e que pode ser necessária manter por vários anos", pode ler-se.

Para reduzir o risco de desenvolvimento de DMI, ou retardar a sua progressão, recomenda-se a adoção de hábitos de vida saudável, como evitar fumar; praticar exercício físico regularmente, manter uma dieta rica em frutas e vegetais; monitorizar os níveis de tensão arterial e colesterol, toma de vitaminas e antioxidantes quando indicadas e o acompanhamento regular de um médico oftalmologista a partir dos 50 anos.

Leia Também: O que é cegueira facial, a doença rara e incurável que Brad Pitt diz ter

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório