Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Pandemia provocou mudanças na personalidade das pessoas

É o que diz um novo estudo feito nos Estados Unidos.

Pandemia provocou mudanças na personalidade das pessoas
Notícias ao Minuto

09:51 - 29/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

A pandemia de Covid-19 afetou diferentes aspetos do quotidiano e, segundo um novo estudo, também pode ter mudado, significativamente, a personalidade das pessoas. 

Os investigadores recolheram os dados de mais de sete mil pessoas, com idades entre 18 e 109 anos, que responderam a um questionário. Os resultados foram publicados na revista científica PLoS ONE

Leia Também: Covid-19. Vacina provoca "pequenas alterações" no ciclo menstrual

Com estas informações, compararam como diferem traços como neuroticismo, extroversão, abertura, amabilidade e consciência no período pré-pandemia, ou seja, entre maio de 2014 a fevereiro de 2020; no início da pandemia, entre março a dezembro de 2020; mas também no período posterior à pandemia, nos anos 2021 e 2022.

A equipa, composta por investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade da Florida, afirma que, tal como já tinha sido comprovado noutros estudos, existiram relativamente poucas mudanças nos traços de personalidade entre o período pré-pandemia e o ano 2020.

Leia Também: Condições preexistentes aumentam risco de doença grave ou morte por Covid

No entanto, traços como extroversão, abertura, amabilidade e consciência diminuíram quando a equipa comparou os dados recolhidos em 2021 e 2022 e no período pré-pandemia. Por exemplo, os adultos mais jovens mostraram aumento de neuroticismo e uma diminuição da amabilidade e consciência, já o grupo mais velho não apresentou mudanças significativas. 

Os investigadores concluíram ainda que caso estas mudanças se mantenham, ao longo do tempo, podem ser um indicador de que eventos stressantes, que afetam toda a população, podem distorcer ligeiramente o desenvolvimento de personalidade, especialmente entre os adultos mais jovens.

Além disto, os autores afirmam que os jovens adultos, mais afetados, se acabaram por tornar mais neuróticos, vulneráveis ao stress e menos cooperativos. 

Leia Também: Exposição à poluição do ar piora efeitos da infeção por Covid-19

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório