Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Conheça o casal que trocou a venda de casas pela decoração de interiores

A The Limoncino nasceu a 1 de junho deste ano. A Toscana, em Itália, é a musa.

Notícias ao Minuto

06:06 - 27/09/22 por Ana Rita Rebelo

Lifestyle Feito em Portugal

Não tardou muito até Matteo Zumiri tentar esculpir a sua primeira peça. O avô e o pai eram artistas carpinteiros de 'mão cheia'. A sua paixão pela madeira ficou desde os tempos de miúdo e tornou-se hobby de muitos anos. Anos mais tarde, conheceu Susie, que sempre teve uma mentalidade empreendedora. Juntos na vida e nos negócios, criaram, em junho deste ano, a The Limoncino, uma marca portuguesa de decoração, inspirada nos mais belos postais da região italiana da Toscana.

"Antes de criarmos a marca tivemos, durante vários anos, uma agência imobiliária no Algarve. Mas por mais gostássemos do que fazíamos, o trabalho deixava-nos cansados, stressados e insatisfeitos", começa por contar Matteo Zumiri, em entrevista ao Lifestyle ao Minuto. Tudo mudou, porém, com o estalar da pandemia de Covid-19. "Decidimos vendê-la e começar de novo."

Leia Também: Vai querer introduzir esta marca vegan na sua rotina de 'skincare'

Mais atentos do que nunca ao que levavam para dentro de casa, "sentimos a necessidade de mudar e de ter um negócio que nos permitisse criar com as mãos, mente e coração", explica Matteo. "Queríamos contar a nossa história e ter a possibilidade de gerir o nosso tempo". E assim foi. Por estes dias, o legado de família e o amor pela carpintaria persistem na The Limoncino, que marca, nas palavras do próprio, o "regresso às origens".

Notícias ao MinutoO casal Susie e Matteo Zumiri, fundadores da marca. © The Limoncino

O casal perpetua o dom e saber das antigas gerações todos os dias. O resultado são mesas de cabeceira, consolas e bengaleiros todos diferentes entre si e com um número de série único. E há também cerâmicas a sair do forno.

As técnicas são antigas, mas as ideias não podiam ser mais frescas. O objetivo, resume Susie, é criar "móveis e acessórios de decoração que lembram o estilo rústica das casas de campo e quintas da Toscana". "São produtos destinados a durar muito tempo e montados sem o uso de parafusos e pregos", sublinha. 

Leia também: Café & Limão: Esta marca quer alegrar as casas dos portugueses

As peças são produzidas no espaço La Bottega Italiana, em Portimão. A madeira é obtida de culturas sustentáveis e certificadas. Além disso, o casal usa apenas tintas, 'fillers' e colas à base de água. Já as embalagens são feitas inteiramente a partir de papel reciclado e materiais naturais. 

Quanto ao futuro, "estamos sempre abertos à inovação, tanto nas técnicas de construção e acabamento, como na evolução do estilo". Para já, "estamos a trabalhar em casas de animais ecológicas e de madeira", revela Matteo.

Aos poucos, o negócio tem crescendo com recurso  ao Instagram e à loja online. Sobre a abertura de um espaço físico, "não descartamos que isso possa acontecer no futuro".

Enquanto esse dia não chega, percorra a galeria acima e conheça algumas das peças disponíveis, com preços que variam entre os 14 e os 250 euros.

Leia Também: Machico, a nova marca muito cool de camisas havaianas sem género

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório