Meteorologia

  • 14 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 18º MÁX 29º

Café & Limão: Esta marca quer alegrar as casas dos portugueses

A marca foi lançada no dia 24 de novembro, um mês antes da Consoada. A estreia fez-se com uma coleção de Natal composta por individuais, guardanapos e caminhos de mesa.

Notícias ao Minuto

12:35 - 21/12/21 por Ana Rita Rebelo

Lifestyle Feito em Portugal

Especialmente agora que a pandemia nos obriga a passar mais tempo entre quatro paredes, tendemos a olhar para cada cantinho e a querer mudar isto ou aquilo a toda a hora. Se esse é o seu caso, guarde este nome na memória: Café & Limão. Trata-se de uma marca de 'tableware' e decoração com etiqueta nacional, criada pelo casal André Martins e Raquel Teixeira. 

A primeira coleção está cá fora desde o passado dia 24 de novembro, mas a ideia estava na 'gaveta' há cerca de dois anos. Há individuais, guardanapos e caminhos de mesa - tudo a remeter para o Natal - feitos à mão, com tecidos reaproveitados e de fibras naturais.

Mas, afinal, o que leva dois engenheiros a criar a sua própria marca e a entrar num setor que desconheciam por completo? "Sempre me fascinou ver a minha mãe e as primas dela a costurarem", começa por contar Raquel Teixeira, de 33 anos,  ao Lifestyle ao Minuto. Faziam cortinados, toalhas de mesa, colchas e "eu ficava fascinada ao ver os resultados". "Adorava perceber que era feito pelas mãos delas e que a partir de metros de tecido se conseguiam obter peças únicas, feitas para nós, ao nosso gosto", lembra a responsável, presença assídua do Instagram, onde conta já com 20 mil seguidores. 

No entanto, "quando ia a casa de amigos, sentia que tínhamos casas muito semelhantes. Os mesmos móveis, os mesmos individuais, as mesmas almofadas de sofá... E até o mesmo edredom". E é justamente isso que a Café & Limão quer contrariar. O objetivo da marca, explica, é "combater a massificação e devolver a alma e personalidade às mesas e casas" dos portugueses, através de peças produzidas em pequenas quantidades, com tecidos e padrões escolhidos pela dupla, feitas por uma costureira com mais de 20 anos de experiência.

Palavra puxa palavra e não tardou muito até começarem a chover encomendas. Para já, todos os artigos da estão disponíveis na conta de Instagram da marca, mas está prevista a criação de uma loja online. As peças custam entre seis e 13,50 euros a unidade e estão prometidas novidades para breve. "A nossa intenção é introduzir todos os meses um novo padrão ou peça e no final de janeiro/início de fevereiro teremos nova coleção", diz a fundadora. 

Outra das vontades é "ter padrões exclusivos, desenhados por nós e produzidos em Portugal". Além disso, "queremos expandir o nosso portfólio de peças e incluir toalhas de mesa, almofadas, aventais e muito mais", revela. 

Enquanto espera pelas novidades, percorra a galeria para conhecer alguns dos artigos disponíveis.

Leia Também: Para tudo! Marca portuguesa Lachoix abre a sua primeira loja

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório