Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Lentes de contacto reutilizáveis aumentam risco de infeção rara

É a conclusão de um estudo feito no Reino Unido.

Lentes de contacto reutilizáveis aumentam risco de infeção rara
Notícias ao Minuto

19:01 - 23/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Para muitas pessoas, as lentes de contacto são essenciais, no entanto, o seu uso incorreto pode resultar em problemas sérios. Agora, uma equipa de investigadores, veio reforçar a ideia dizendo o uso de lentes de contato reutilizáveis pode aumentar o risco de contrair infeções oculares, incluindo uma infeção rara que ameaça a visão. 

Para o estudo, publicado na revista científica Opthalmology, foram recrutados mais de 200 pacientes do Moorfields Eye Hospital, no Reino Unido, e todos responderam a um questionário. 

Com estas informações, os cientistas conseguiram perceber que as pessoas que usam lentes de contacto reutilizáveis, estão quase quatro vezes mais em risco de desenvolver uma infeção ocular, quando comparadas com aquelas que usam lentes descartáveis. 

Leia Também: Abra os olhos! Problemas de visão podem aumentar risco de doenças graves

Além disto, também encontraram uma série de fatores que aumenta o risco de desenvolver queratite por acanthamoeba (conhecida como AK, em inglês), um tipo de infeção na córnea que resulta na sua inflamação. Os fatores incluíam reutilizar lentes, usá-las durante a noite ou usá-las durante o banho, explica o jornal The Independent. 

Esta infeção é rara e pode ser muito perigosa, causando problemas graves como perda de visão. Por isso, como cerca de 300 milhões de pessoas usam lentes de contacto, é necessário alertar a população, diz o autor principal do estudo, John Dart. 

As lentes de contacto são seguras, quando utilizadas corretamente, no entanto, Nicole Carnt, que também assinou o estudo, afirma que os fabricantes "deveriam incluir informações sobre segurança das lentes e prevenção de riscos na embalagem".

Leia Também: Visão. Sete cuidados indispensáveis que provavelmente não tem

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório