Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Visão. Sete cuidados indispensáveis que provavelmente não tem

Sociedade Portuguesa de Oftalmologia relembra.

Visão. Sete cuidados indispensáveis que provavelmente não tem
Notícias ao Minuto

15:55 - 24/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Além do protetor solar e da utilização de chapéu de sol, a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) alerta, em comunicado, para a importância de "redobrar os cuidados a ter com a visão" para evitar o risco de desenvolvimento de doenças graves.

Dados de um estudo publicado, em maio deste ano, na revista americana Aging and Mental Health, revela que idosos com problemas de visão têm um risco 35% superior de desenvolver demência e 25% de comprometimento cognitivo. O mesmo estudo indica que aproximadamente 50 milhões de pessoas no mundo vivem com problemas cognitivos e estima-se que este número deve quase triplicar até 20502.

Com isto em mente, a SPO relembra alguns cuidados a ter com a visão durante o verão, tais como:

Use óculos escuros

"Os raios solares são prejudiciais para a saúde ocular e podem contribuir para o desenvolvimento de tumores malignos da pele e do olho. Na época de verão, a radiação solar é ainda mais intensa, pelo que é importante evitar expor-se ao sol nas horas de maior calor, quer diretamente, quer por reflexão da mesma em superfícies como o mar ou o areal da praia.

Durante o dia, utilize sempre óculos escuros, com máxima proteção UV possível, mesmo quando se encontra à sombra ou o tempo estiver nublado. Desta forma, estará a prevenir as queimaduras solares e melanoma e a minimizar o prurido (comichão) e a sensação de irritação nos olhos que podem ser causados pelas altas temperaturas e pela poluição."

Leia Também: Temos péssimas notícias para quem passa horas em frente à televisão

2- Lubrifique os olhos

"Com o calor, sal do mar e cloro da piscina, os seus olhos ficam mais secos. Para prevenir irritações ou infeções lembre-se de ter consigo um colírio lubrificante para aplicar apenas quando necessário. Nas idas à praia deve ter cuidado com a areia. Caso esta entre em contacto com os seus olhos, evite esfregar e limpe com água abundante ou soro fisiológico.  

Cuide das suas lentes de contacto: Geralmente, não existem problemas associados à utilização de lentes de contacto na praia ou na prática de desporto. Contudo, nos dias de verão recomenda-se que tenha um cuidado especial com a higienização e use preferencialmente lentes de uso diário."

3- Não abra os olhos quando mergulha

"A água do mar, rios ou piscina pode conter diversas bactérias, microrganismos e outros resíduos que podem ser prejudiciais para os nossos olhos. Caso queira abrir os olhos debaixo de água, utilize óculos de mergulho ou natação de forma a reduzir o risco de infeções ou irritações oculares."

4- Evite o contacto direto do protetor solar com os olhos

"A utilização de protetor solar é fundamental para a proteção da nossa pele, mesmo a que existe em redor dos olhos. Importa ter cuidado com a sua aplicação, uma vez que o protetor solar em contacto direto com os nossos olhos pode causar irritação devido aos produtos químicos que tem na sua composição. Caso isto aconteça, lave imediatamente os olhos com água em abundância. Se for possível, utilize protetores que sejam adequados para o rosto e resistentes à água."

5- Atenção redobrada às conjuntivites

"A conjuntivite alérgica pode ocorrer em várias épocas do ano, no entanto, ocorre com maior frequência nas estações quentes devido às temperaturas, ao clima seco e aos níveis de pólen das árvores, ervas e flores que circulam no ar. No caso da conjuntivite infecciosa, bacteriana ou vírica é importante evitar o contacto próximo com uma pessoa que esteja com conjuntivite ou o contacto com objetos contaminados como óculos de sol, toalhas de praia, camisolas ou roupas de cama."

6- Consulte um médico oftalmologista

"É fundamental cuidar dos seus olhos durante todo o ano, inclusive nas férias de verão. Consultar um médico oftalmologista é extremamente importante e deve acontecer ao longo da vida. As necessidades e assiduidade dependerão da sua idade, histórico familiar ou a presença de doenças que requeiram um maior acompanhamento. Lembre-se que a prevenção e o diagnóstico precoce de algumas doenças oculares podem aumentar a probabilidade de o tratamento ser bem-sucedido."

Leia Também: Pare de comer isto. Está a causar efeitos devastadores na sua visão

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório