Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Abra os olhos! Problemas de visão podem aumentar risco de doenças graves

Saiba toda a verdade, contada por especialistas.

Abra os olhos! Problemas de visão podem aumentar risco de doenças graves
Notícias ao Minuto

07:00 - 04/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Um estudo publicado na revista americana Aging and Mental Health revela que problemas da visão não tratados podem aumentar risco de demência em 44%.

Depois de compararem indivíduos com e sem problemas de visão, os investigadores concluíram que aqueles que apresentavam problemas tinham 44% mais probabilidade de demência e 41% maior risco de comprometimento cognitivo.

"Este estudo está entre os primeiros a avaliar a associação entre problemas de visão e comportamentos cognitivos em idosos por meio de um meta-análise abrangente dos estudos de base populacional. As nossas descobertas somam-se às evidências crescentes de que a visão desfocada é um fator de risco para o desenvolvimento da demência", afirma o autor e professor Beibei Xu, do Centro de Informática Médica da Universidade de Pequim. 

Segundo o investigador, "diagnosticar e tratar as condições oculares pode ser benéfico – tanto para melhorar a qualidade de vida de uma pessoa como para retardar ou parar a perda de memória". "Os mais recentes resultados destacam a importância de se realizarem exames oculares regulares em pacientes com mais idade, permitindo que eventuais problemas com a sua visão sejam detetados e tratados precocemente", frisou.

Do lado da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria, o presidente Raúl de Sousa lembra que "Portugal é o segundo país do mundo com média de idade mais elevada" e, como tal, "deve preparar-se para os desafios do envelhecimento". "Melhorar a saúde da visão no contexto de uma população envelhecida deve ser uma prioridade do Serviço Nacional de Saúde", adverte.

De acordo com um estudo divulgado na revista científica The Lancet Public Health, em todo o mundo 153 milhões de pessoas vão sofrer de demência em 2050. Prevê-se que em Portugal sejam mais de 350 mil pessoas.

Já a Organização Mundial de Saúde estima que existam 47.5 milhões de pessoas com demência em todo o mundo, número que pode chegar os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050, para 135.5 milhões. 

Recorde-se que demência é um termo genérico utilizado para designar um conjunto de doenças que se caracterizam por alterações cognitivas que podem estar associadas a perda de memória, alterações da linguagem e desorientação no tempo ou no espaço. Para a maioria não existe tratamento e também não há uma forma definitiva de prevenir a demência.

Leia Também: Silenciosa! Eis a principal causa de cegueira depois dos 50 anos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório