Meteorologia

  • 09 DEZEMBRO 2022
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 18º

Este é o sonho mais comum para 82% dos portugueses. É o seu caso?

A propósito do Dia Mundial do Sonho, que se assinala este domingo, 25 de setembro, a Klarna realizou um inquérito junto de 20 mil consumidores em todo o mundo, incluindo Portugal, para apurar com o que mais sonham – do sentido literal ao figurativo.

Este é o sonho mais comum para 82% dos portugueses. É o seu caso?
Notícias ao Minuto

11:30 - 25/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Dia Mundial do Sonho

Com homens e mulheres a terem, em média, a mesma quantidade de sonhos noturnos por ano (119), as mulheres sonham acordadas 13% mais do que os homens ao longo de um ano. Quem o diz é a Klarna, que, a propósito do Dia Mundial do Sonho, realizou um inquérito junto de 20 mil consumidores em todo o mundo, com o objetivo de apurar com o que mais sonham os consumidores.

Quando dividido por faixas etárias, é notório que quanto mais jovem for, maior é a probabilidade para a existência de sonhos com algo que realmente acontece mais tarde, enquanto os sonhos lúcidos e recorrentes parecem ser consistentes ao longo das gerações. De forma global, os Gen Z'ers são duas vezes mais propensos a ter sonhos de cura de doenças (+145%) e proféticos (+123%) do que os Baby Boomers.

Leia Também: Sonhos eróticos? O seu significado pode nada ter a ver com sexo

Analisando a realidade local, o tipo de sonho mais comum dos portugueses são os lúcidos (50%), seguindo-se os sonhos recorrentes (43%), proféticos (24%) e, por fim, de cura  de doenças (15%).  

No que se refere ao tema do sonho, os resultados do inquérito apontam para a exploração da natureza ou viagens até lugares distantes como os mais comuns, com um em cada cinco pessoas a ter sonhado com uma visita ao espaço. De forma geral, as mulheres sonham com mais frequência em explorar a natureza e em visitar lugares distantes na Terra.

Em contraste, os homens sonham com maior frequência com uma viagem até ao espaço - as diferenças são mais significativas entre gerações do que entre géneros. As viagens estão no topo dos sonhos dos portugueses, com 82% dos inquiridos locais a ter referido a visita a novos ou distantes locais como os sonhos mais comuns; em contraste, apenas 9% dos portugueses refere sonhar em tornar-se um influencer – percentagem que sobre para 26% quando se trata dos inquiridos no Canadá. 

Leia também: Sonha constantemente com limpezas? Descubra o significado

No que toca aos valores e interesses, os Gen Z’ers e Millennials são mais propensos em sonhar que se despedem dos seus empregos para perseguir paixões ou transformar hobbies em carreiras. O único sonho consistente a todas as gerações é o de viajar ou/e ir de férias.

Quando questionados sobre os sonhos mais comuns com outra identidade, os Portugueses afirmam sonhar ser um super-herói (25%), uma celebridade (24%) ou alguém conhecido (14%), com apenas 5% a sonhar transformar-se num extraterrestre. Adicionalmente, os portugueses são cerca de dez vezes mais propensos a sonhar em ser um super-herói do que um vilão, enquanto na Finlândia e na Polónia sonham em ser um vilão quase tanto como em ser o herói.

O que desencadeia uma compra dos sonhos? Em alguns países, até dois terços das pessoas têm uma compra ideal que gostariam de adquirir. E cerca de metade afirma existir um evento específico que desencadearia uma compra dos sonhos. Essa ocasião varia entre países e gerações, mas o motivo mais comum parece ser a mudança para uma nova casa (36% no caso dos portugueses). 

A compra de sonhos poderá ser algo que resolve uma necessidade específica ou abre portas a novas oportunidades de vida e é consistente ao longo das gerações. No entanto, as gerações mais jovens são mais propensas a considerar as compras de sonhos como algo para apoiar os seus hobbies ou que tem um valor emocional.

Para os portugueses, a compra de sonhos é algo que abre portas a novas oportunidades (45%), que resolve uma necessidade particular (44%), que tem um valor emocional (33%), ou relacionado com os hobbies (23%). 

Leia também: O leitor perguntou: O que significa sonhar com cavalos?

O preço está entre as maiores barreiras para a não aquisição de uma compra de sonho. A nível global, o principal obstáculo para a compre de sonhos é o seu custo (62%), motivo também apontado por 68% dos portugueses.

No que toca ao tempo médio em que as pessoas estão dispostas a esperar por um desconto para a compra dos seus sonhos é de 134 dias, ou cerca de 4-5 meses. Paralelamente, 26% das pessoas estão dispostas a esperar o tempo que for necessário, enquanto 13% dizem que não vão esperar por um desconto.

O género, mais do que a idade, parece ter maior impacto quando se trata de ser paciente para a realização de um bom negócio: as mulheres (29%) estão mais dispostas a esperar o tempo que for necessário em comparação com os homens (22%).

Os hobbies encontram-se entre os itens que as pessoas procuram atualizar ou substituir com mais frequência. De forma geral, 24% dos inquiridos procura fazê-lo com algumas atividades (como fazer música ou aprender um novo instrumento), percentagem que sobe para 46% quando se trata dos inquiridos portugueses em particular. 

Leia também: Sonhou que está perdido? Entenda o significado

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório