Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Sonhos eróticos? O seu significado pode nada ter a ver com sexo

Ter sonhos eróticos é algo saudável e não há nada com que se deva preocupar.

Sonhos eróticos? O seu significado pode nada ter a ver com sexo
Notícias ao Minuto

22:02 - 25/05/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Sonhos

Costuma recordar-se daquilo que sonhou? Os sonhos são há muito objeto de estudos psicológicos dado que se crê que estes podem refletir desejos, antipatias, sentimentos ou medos.

Embora existam numerosos significados para muitos tipos de sonhos, existiu sempre alguma curiosidade sobre o significado dos sonhos de teor sexual.

Muito do nosso prazer está na mente e o cérebro não descansa mesmo em sonhos, por isso, da mesma forma que sentimos medo enquanto dormimos, também desfrutamos e recordamos com prazer alguns dos nossos devaneios, refere o ABC espanhol.

Silvia Sanz, psicóloga e perita em sexualidade, explica a esta publicação que quando dormimos, o nosso inconsciente se liberta. Não é por isso de estranhar que, em sonhos, abramos as portas às nossas fantasias, desejos e até medos. Nos sonhos não há nada que nos controle, logo é aí que aproveitamos  para desfrutar dos nossos desejos mais escondidos.

"Isto acontece sem qualquer estimulação física: não há carícias, nem beijos, nem masturbação, nem relações sexuais. É produzido apenas pelo efeito da nossa mente", diz a especialista, que considera que "tudo isto é produto do aumento do fluxo sanguíneo na zona genital".

A autora da obra 'Sexamor' explica ainda o significado destes sonhos e - espante-se - pode nem ter a ver com sexo, mas com o simples desejo de querer algo.

"Podem ser sinal de um desejo de poder, da necessidade de se ligar a outra pessoa ou a uma parte de si que abandonou, ou simplesmente admiração por alguém", diz a psicóloga, que salienta que não há mal nenhum nem deve sentir-se envergonhado por este tipo de sonhos.

Leia Também: Com insónias? Com este sumo de salsa e laranja vai dormir como um bebé

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório