Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Dia do Sudoku: O quebra-cabeças com números que só faz bem ao cérebro

O jogo tornou-se popular em todo o mundo no início dos anos 2000. São vários os benefícios que traz.

Dia do Sudoku: O quebra-cabeças com números que só faz bem ao cérebro
Notícias ao Minuto

17:01 - 09/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

No início dos anos 2000, numa altura em que as redes sociais e os jogos para telemóveis não estavam tão desenvolvidos, o Sudoku tornou-se popular em todo o mundo. O quebra-cabeças com números já tinha sido inventado há algum tempo e ficou na moda nessa altura. Apareceu em jornais, deu origem a livros e até aplicações (mais tarde). Mas afinal, que jogo é este que só traz benefícios ao cérebro?

Esta sexta-feira, 9 de setembro, celebra-se o Dia internacional do Sudoku. Com o passar dos anos foi ficando algo esquecido, mas continua a ser uma boa opção para quem quer exercitar a mente. Comparando com um sucesso atual, o Sudoku acabou por ser uma espécie de Wordle do começo dos anos 2000.

Leia Também: A posição de 30 segundos que o vai ajudar a 'acordar' o cérebro

O que é e como se joga?

Segundo o USA Today, o Sudoku é um quebra-cabeças com uma grelha dividida em nove quadrados, três por três, como se fosse um jogo do galo. Em cada quadrado estão estão outros nove quadrados. O objetivo é colocar os números de 1 a 9 em cada quadrado. A dificuldade está em não repetir o mesmo número na coluna, linha, nem no quadrado.

Notícias ao Minuto Apareceram vários livros© ShutterStock  

Existem vários níveis deste jogo, consoante a quantidade de números que lhe é fornecida à partida. Quantos mais tiver será mais fácil já que terá menos hipóteses de errar. Trata-se depois de tentativa erro, até que fique com as colunas todas preenchidas e sem qualquer repetição.

Cada linha deve ter os números de um a nove, assim como cada coluna e cada quadrado do três por três que se encontra na grelha.

Que benefícios traz ao cérebro?

Como qualquer jogo de lógica, acaba por ser importante para a saúde do cérebro, uma vez que obriga a pensar. Neste caso sem contas de matemática, é mais uma questão de lógica. Segundo o portal Healthline, um estudo em 2019 mostrou que este tipo de jogos ajuda na concentração e não só.

A pesquisa revelou que as pessoas melhoraram a sua capacidade cognitiva, que se tornava mais jovem do que na realidade era.

Notícias ao Minuto E também aplicações© ShutterStock  

Onde foi inventado?

Segundo a Universidade de Cornell, o Sudoku foi criado pelo americano Howard Garns, em 1979. Publicou este quebra-cabeças numa revista. O mesmo jogo foi depois publicado por Maki Jaki no Japão em 1984. Nessa altura já com o nome que conhecemos hoje, Sudoku, que significa ‘números únicos’.

Leia Também: O que todos devíamos estar a fazer para proteger a saúde do cérebro

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório