Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Dicas essenciais para se conseguir acalmar em 10 minutos (ou menos)

Leia as recomendações de especialistas.

Dicas essenciais para se conseguir acalmar em 10 minutos (ou menos)
Notícias ao Minuto

14:18 - 29/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde mental

O stress pode surgir em qualquer altura, quer esteja no trabalho, em casa ou até no ginásio, por exemplo. Se é algo que lhe acontece, regularmente, saber o que fazer nestas situações, para não se sentir sobrecarregado, pode ser muito útil. 

O jornal The Independent falou com especialistas e pediu-lhes para partilhar as suas melhores dicas para aliviar o stress, em 10 minutos, ou menos. 

Pode ser uma boa ideia começar por fazer alguns exercícios de respiração. Tente isolar-se, ou seja, vá para uma divisão da casa, por exemplo, onde consiga estar sozinho, durante uns minutos. Sente-se, feche os olhos, coloque uma mão na barriga e outra no coração, para sentir a respiração. Se isto, não for o suficiente, para se acalmar, a especialista Moyra Mackie, recomenda que pegue num caderno e caneta, marque três minutos no relógio e escreva tudo o que está a sentir. 

Quando se está muito stressado é fácil de conseguir ouvir apenas as palavras negativas, especialmente, as que dizemos apenas para nós próprios. Para contrariar isto, pode ter uma conversa motivacional mentalmente. Elena Touroni, psicóloga, acrescenta ainda que pode experimentar acariciar, suavemente, o seu braço ou colocar a mão no coração, enquanto diz algumas palavras de motivação. 

Leia Também: Sofre de stress parental? Responda de forma sincera a estas perguntas

Respirar fundo também o vai ajudar. Reduzir o ritmo de respiração focando-se no diafragma é uma das técnicas mais úteis para reduzir o stress. Aliás, outro especialista. sugere que repita, durante quatro segundos, um exercício de respiração que envolve inspirar, durante quatro segundos, ou seja, conter a respiração durante este tempo, e depois expirar, durante a mesma quantidade de tempo. No entanto, é importante que fale com o médico, para saber se não tem nenhum problema respiratório, antes de experimentar estes exercícios.  

Se a mente começar a vaguear, enquanto respira fundo, tente prestar atenção ao ambiente que o rodeia, mas também aos seus sentidos, nomeadamente, visão, audição, paladar e tato. Criar uma lista, mental, de tudo o que o rodeia também o vai ajudar, a sentir-se no momento e a relaxar. 

Desabafar com alguém sabe sempre bem, especialmente, quando recebe um abraço. Por isso, nestas situações, se precisar de apoio, não tenha medo de pedir a alguém uma pequena demonstração física de afeto, como um abraço.  

Fazer uma pequena caminhada, à volta do quarteirão ou no parque mais próximo, também é muito benéfico para a sua saúde mental. Estar no exterior vai ajudá-lo a ficar mais bem disposto e reduzir a ansiedade. Outra alternativa, recomendada por especialistas, é que faça uma birra, uma ótima forma de libertar as hormonas do stress que estão acumuladas. Inspire-se nos mais novos, quando chegar a casa, e expresse todos os sentimentos, até pode, por exemplo, gritar e chorar. Vai sentir-se melhor quando terminar. 

Leia Também: Cinco formas (muito saudáveis) de lidar com o stress do dia a dia

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório