Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Sofre de stress parental? Responda de forma sincera a estas perguntas

A Ordem dos Psicólogos Portugueses ajuda a avaliar o seu nível.

Sofre de stress parental? Responda de forma sincera a estas perguntas
Notícias ao Minuto

15:51 - 26/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Bem-Estar

"Ser mãe ou ser pai, por muito competentes que sejamos, também é lidar com frustrações, medos, falhas e desafios – tais como encontrar um equilíbrio entre a vida familiar e profissional, tomar decisões sobre a educação dos nossos filhos e filhas ou lidar com expectativas externas de que sejamos «pais e mães perfeitos»", pode ler-se num documento criado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). 

Apesar de ser normal existirem tensões, "o stress parental pode tornar-se um problema quando o desgaste faz perder o controlo". Para perceber o seu grau de stress, a OPP desenvolveu uma 'checklist', que ajuda a refletir sobre a sua experiência de parentalidade. Basta responder de forma sincera, assinalando a afirmação sempre que for verdadeira ‘na maior parte do tempo’.

Leia Também: A instagramável bebida que alivia o stress e melhora a qualidade do sono

‘Sinto-me muito cansado/a, tudo é um esforço para mim’, ‘sinto que cuidar do meu fillho/a consome mais energia do que aquela que tenho’, ‘Sinto-me sem esperança, acho que vai tudo correr mal’ ou ‘não aguento mais ser mãe/pai. Tenho vontade de fugir’ são alguns exemplos de afirmações do questionário. "Não há respostas erradas e os resultados são apenas indicativos. Não são um diagnóstico psicológico", explica a OPP.

Contudo, "se tiver mais de nove respostas assinaladas ou se se sentir preocupado com a sua saúde psicológica e sobrecarregado com a parentalidade, um psicólogo pode ajudar". 

Leia Também: Incidência de ataque cardíaco continua "elevada". Quem está em risco?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório