Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Regar as plantas com álcool parece absurdo, mas só lhes está a fazer bem

Um novo estudo revela que pode ser a solução contra a seca em vários países do mundo.

Regar as plantas com álcool parece absurdo, mas só lhes está a fazer bem
Notícias ao Minuto

13:12 - 29/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Plantas

Calma, não comece já a dar shots de tequila e vodca às plantas e flores lá de casa. Mas nunca se sabe se esse não será o caminho. Um novo estudo do centro de ciências e recursos sustentáveis no Japão concluiu que deixar as plantações e cultivos bêbedos faz com que sobrevivam durante um período de seca e sem água.

Os resultados apontaram que com o solo embebido com álcool as plantas conseguiram resistir durante duas semanas sem serem regadas da forma habitual. O estudo concluiu que esta pode ser a resposta para a seca e o aquecimento global nas culturas agrícolas.

Leia Também: Plantas e flores que podem ser tóxicas para cães e gatos

“O tratamento com álcool de produções mais comuns como o arroz e trigo aumenta a sua produção num período de seca”, explicou o cientista Motoaki Seki, um dos principais autores do estudo.

“É uma forma barata e fácil de aumentar o rendimento do cultivo quando a água é limitada e sem necessidade de fazermos modificações genéticas”, continuou.

O etanol é álcool puro. Uma pequena quantidade deste composto é usado na produção de algumas bebidas alcoólicas. Nas pessoas os efeitos mais comuns do consumo elevado são náuseas, vómitos e dores de cabeça. Nas nas plantas tudo aponta para alguns benefícios.

“O etanol revelou capaz de ajudar as plantas a sobreviver durante duas semanas sem água. É seguro, disponível e barato, uma forma prática de aumentar a produção.”

O estudo arrancou com o cultivo de duas semanas de forma tradicional, com água. Passado esse tempo, trataram o solo com uma mistura de etanol durante três dias e não as regaram durante duas semanas. Perto de 75% das produções de trigo e arroz sobreviveram. Já menos de 5% não resistiu a duas semanas sem água ou álcool.

O estudo incluiu ainda plantas arabidopsis, da família das couves. Neste caso, devido ao etanol conseguiram reter mais água nas folhas durante as semanas em que foram privadas de rega.

Leia Também: Não tem ar condicionado? Estes truques ajudam a refrescar a casa

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório