Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Plantas e flores que podem ser tóxicas para cães e gatos

Tem alguma em casa?

Plantas e flores que podem ser tóxicas para cães e gatos
Notícias ao Minuto

18:30 - 10/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Animais de estimação

É preciso ter cuidado com alguns alimentos, que tem em casa, porque podem ser tóxicos para os seus animais de estimação. No entanto, também é importante que se preocupe com o contacto com plantas e flores, porque a ingestão de algumas pode deixar cães ou gatos doentes.

O Huffpost, agregador de blogues americano, criou uma lista, muito útil, com várias plantas e flores que podem ser tóxicas para animais. 

Lírios 

Renee Schmid, veterinária, afirma que a ingestão de lírios pode causar vómitos, diarreia e dor de estômago em cães, além disto, certos tipos desta flor, podem ser fatais para gatos.

Evite ter em casa espécies, como 'lilium' e 'hemerocallis', que podem provocar insuficiência renal aguda, em gatos. Assim como convallaria cuja ingestão causa intoxicação e batimentos cardíacos irregulares. 

Leia Também: Estas são as frutas que nunca deve dar ao seu gato

Mamona 

É uma planta tropical muito usada pelos americanos e é altamente tóxica para cães e gatos. Os seus feijões não podem mesmo ser consumidos por animais porque podem resultar em insuficiência renal e morte. 

Os sintomas de uma intoxicação, provocada por esta planta, incluem perda de apetite, sede em excesso, fraqueza, tremores, suores, dificuldades na respiração, entre outros. 

Oleandro

Todas as partes desta planta são extremamente tóxica para cães e gatos. A sua ingestão pode resultar em vómitos, diarreia, arritmia e até mesmo a morte.

Dedaleira 

É uma planta de jardim muito comum, mas contém componentes químicos tóxicos para cães e gatos, podendo causar insuficiência cardíaca.

Tulipas, narcisos e jacintos

São flores populares, principalmente na primavera, e quem tem animais de estimação deve preocupar-se apenas com o bulbo que está plantado. É uma parte extremamente tóxica e que pode provocar, se ingerida, alterações na pressão arterial e na frequência e ritmo cardíaco.

Palmeira sagu

Para gatos e, principalmente, cães consumir um pequena quantidade das folhas desta planta pode ter consequências graves ou fatais. É possível que sofram de insuficiência hepática e desconforto no estômago. 

Azáleas 

Estas e outras plantas da mesma espécie podem ser tóxicas quando consumidas em grandes quantidades. Têm toxinas que podem causar alterações na pressão arterial e na frequência e ritmo cardíaco.  

Trevos

Plantas da espécie oxalis, como os trevos, ou oxalis triangularis, são tóxicas para os seus animais de estimação. Quando consumidas podem procurar insuficiência renal. 

Leia Também: Os alimentos que nunca deve dar ao seu cão (podem ser tóxicos)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório