Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Os alimentos que nunca deve dar ao seu cão (podem ser tóxicos)

Leia com atenção.

Os alimentos que nunca deve dar ao seu cão (podem ser tóxicos)
Notícias ao Minuto

15:08 - 31/07/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Animais de estimação

Tem um melhor amigo de quatro patas? Como, provavelmente, não quer que nada lhe mal aconteça é essencial que tenha muita atenção aos alimentos que lhes dá. Isto significa que é melhor deixar de partilhar a sua comida, mesmo nos dias em que o cão lhe 'faz olhinhos'. 

Os cães não fazem a digestão da mesma forma que os humanos, por isso, certos alimentos podem ser extremamente tóxicos e provocar graves problemas de saúde. 

Leia os conselhos que especialistas deram à plataforma especializada em saúde Patient. 

Nunca deve deixar que o seu cão coma nenhum tipo de chocolate ou beba café e chá. Têm componentes que provocam vómitos diarreia, sede, hiperatividade, ritmo cardíaco anormal, tremores e convulsões.

Leia Também: Pessoas com animais de estimação são mais felizes, diz estudo

Cebola, cebolinho e alho também estão na lista de alimentos proibidos porque podem causar irritação no estômago, levar a danos nos glóbulos vermelhos e até anemia. No entanto, a reação a estes alimentos depende, muito, da quantidade consumida. 

Comer grandes quantidades de uvas também não é boa ideia para o seu cão. A fruta pode deixá-lo com dores no estômago ou com problemas mais graves como letargia e lesão renal aguda. Frutos secos também não devem fazer parte da alimentação dos cães porque contêm grandes quantidades de óleos e gorduras que podem causar vómitos, diarreia e pancreatite, uma inflamação potencialmente fatal do pâncreas.

Cerveja, vinho e outras bebidas alcoólicas - e qualquer outro produto que tenham álcool - podem causar vómitos, diarreia, falta de coordenação, dificuldade em respirar e tremores, em cães. Os caules, folhas, cascas, sementes e frutas de plantas cítricas também são proibidos porque contêm ácido cítrico, que pode provocar irritação e até depressão do sistema nervoso central em cães, quando é consumido em grandes quantidades.

Para terminar, os especialistas dizem que, em nenhuma circunstância, deve dar ao seu cão alimentos com bolor. É especialmente perigoso, para cães quando se encontra em nozes, laticínios e alguns grãos, porque pode conter micotoxinas termogénicas, que causam dores de estômago,  tremores e convulsões graves em animais de estimação

Leia Também: Dicas para viajar no verão, em segurança, com animais de estimação

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório