Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 9º MÁX 17º

Colesterol. O sintoma aparentemente 'inocente' que todos desvalorizamos

Fique atento.

Colesterol. O sintoma aparentemente 'inocente' que todos desvalorizamos
Notícias ao Minuto

07:55 - 24/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Dor na barriga da perna e claudicação com o andar (deambulação) podem ser pistas de algo não está bem. Quando o colesterol se acumula nos vasos sanguíneos pode obstruir as artérias e provocar dor  nas pernas e pés ao caminhar, alerta o portal de saúde Saint Luke's. 

O pior de tudo? Se a situação não for devidamente tratada ou revertida com repouso, os níveis elevados de colesterol podem resultar em doença arterial periférica. A principal consequência é a presença de sinais e sintomas característicos de isquemia que, segundo a rede de saúde CUF, é "o termo médico que designa a presença de um fluxo de sangue e oxigénio inadequado a uma parte específica do organismo".

Esta complicação "pode ocorrer em qualquer local, como o coração, cérebro, membros, intestinos, olhos e resulta, habitualmente, de um estreitamento ou bloqueio das artérias que alimentam a área afetada", explica. Esta  condição grave "pode causar lesão dos tecidos, a perda de um membro ou, mesmo, a morte".

Leia Também: O sumo 'bomba' de dois ingredientes que combate o colesterol elevado

O colesterol, por si só, não é uma doença. Recorde-se que existem dois tipos:  o HDL (o 'bom') e o LDL (o 'mau'). O 'bom' colesterol é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o 'mau' colesterol transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. 

Quando está em excesso, o colesterol é responsável pelos depósitos de gordura nas paredes das artérias e um dos fatores de risco para a ocorrência de doenças cardiovasculares.

Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:

Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher

Leia Também: Sinais que o corpo dá quando abusa dos medicamentos contra o colesterol

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório